Planejar a investigação é tão importante quanto executá-la!

Os programas de investigação geológico-geotécnicas do local devem ser planejados e supervisionados por geólogos de engenharia ou especialistas geotécnicos.

Devem ser baseados em dados obtidos de informações disponíveis, interpretação de fotos aéreas e levantamentos de campo, incluindo:

Descrição geológica da área.

Principais litologias.

Condições geomorfológicas e hidrogeológicas.

Identificação de possíveis problemas geológicos de engenharia e riscos geológicos.

Principais propriedades geológicas de engenharia e dados a obter.

Condições ambientais para trabalho de campo.

Em função dos supracitados itens, devem ser selecionadas diferentes técnicas ou métodos, tendo em conta os seguintes critérios:

Decisão e abrangência dos métodos de obtenção dos parâmetros geomecânicos requeridos e suas limitações.

Cronograma de trabalho e datas de conclusão.

Relação custo-benefício das técnicas de investigação utilizadas.

Técnicas de mapeamento geológico de superfície é altamente econômico e também essencial para determinar quais métodos de investigação usar e suas características.

Outros aspectos a serem considerados são: a localização, a profundidade e número de levantamentos.
Essas devem ser realizadas em locais com características geológico-geotécnicas representativas; o número e a profundidade dos levantamentos dependerão também dos objetivos do projeto, da abrangência dos métodos utilizados e do tamanho da área afetada pela atividade de engenharia.

Métodos que se complementam são usados para correlacionar e assim ajudar a definir as propriedades geológicas de engenharia resultantes.

Os programas de investigação devem encontrar um equilíbrio entre os objetivos técnicos e as estimativas relacionadas ao tempo/custo.

Portanto, é essencial que eles levem em consideração aspectos logísticos, como: acesso ao local e condições climatológicas, por exemplo.

Assim, o planejamento da investigação do local pode ser resumido como uma arte, exigindo critérios sólidos de engenharia geológica ou geotecnia e, experiência apropriada para ser capaz de que tenhamos combinado os seguintes pontos: um planejamento adequado, os métodos de investigação apropriados, que os dados sejam confiáveis e representativos, a obtenção de resultados relevantes, bem como os relatórios claramente escritos.