Curso Online EAD
Curso Descomplicando a Geologia de Engenharia
O Papel da Geologia de Engenharia em Projetos; Falhas em Projetos; Condicionantes Geológico-Geotécnicos em Projetos a céu aberto e subterrâneos; Decisões Geológico-Geotécnicas em Projetos de Engenharia tudo isso com o professor Márcio Leão.
- A Evolução da Geologia de Engenharia
- Condicionantes Geológico-Geotécnicos;
- A Experiência da Interpretação dos dados
- Falha ou Falta de Informações?;
- A Geologia de Engenharia em Decisões de Projeto.
- Descomplicando a Geologia de Engenharia – Barragens.
- Descomplicando a Geologia de Engenharia – Túneis.
Aproveite parcelamento sem juros + 30% Off com o cupom BF30
Turma Disponível!
Acesso imediato por 30 dias!Quando ocorre uma falha em um projeto geotécnico, os profissionais envolvidos, sejam eles: engenheiros geotécnicos, geólogos de engenharia e geofísicos, são inicialmente induzidos a atribuem sua causa a um evento natural que precede imediatamente a falha, como: terremoto, chuva forte, inundação ou outro. Atribuir a falha ao evento imediato pode ser um grande erro, pois a resposta pode ser o baixo nível de investigações ou mesmo o conhecimento sobre o comportamento dos materiais frente às solicitações. Nessa linha, podemos ainda mencionar arranjos inapropriados, capacitação da equipe, bem como falhas do Design Reivew.
A maioria das falhas ocorre devido ao fator humano e que pode ser identificada nos seguintes pontos: antes da investigação e durante as discussões com o cliente; durante a investigação, coletando dados inadequados, incompletos ou incorretos, alterando os dados de campo ou ensaios para torná-los mais favoráveis; após a investigação, quando os dados inadequados e as conclusões inválidas forem incorporadas ao relatório final; durante o processo de revisão, quando os revisores aceitam o relatório abaixo do padrão; após as agências regulamentadoras aprovarem o relatório abaixo do padrão; e após o órgão conceder a licença que permite o início da construção e após o início da obra.
Neste curso você encontrará algumas respostas das principais perguntas que fazemos e que regem o comportamento de engenharia dos materiais geológicos, por meio de interações entre aspectos críticos de projeto e casos de estudos, que exemplificarão o contexto.
4 horas de conteúdo + 30 dias de acesso a aulas gravadas com conteúdo técnico teórico.
O material didático é constituído a partir dos conceitos de Geologia de Engenharia Aplicada, integrado com as melhores práticas por meio de Estudos de Caso. Todo material digital como apostilas e materiais suplementares são compartilhados antecipadamente com os alunos para poderem se preparar adequadamente para os debates e aulas práticas.
- Identificar condicionantes geológicos em projetos de engenharia;
- Compreender as fases dos projetos e como essas devem ser analisadas e o conhecimento ser construída;
- Ganho de capacidade profissional e de produção e visibilidade para sua carreira dominando um conteúdo que é certamente um diferencial competitivo;
- Visão sistêmica sobre engenharia e gestão para obter previsibilidade, segurança e redução de custos em projeto;
- Visão técnica para projetos geotécnicos de pequeno, médio e grande porte;
- Além de tudo, trocar boas experiências com professor que é referência no setor, profissionais de várias regiões do país e fazer conexões estratégicas para carreira.
Este curso foi desenvolvido para engenheiros, geólogos, técnicos, gestores, ou seja, todos que possuem interface direta ou indireta com projetos geotécnicos.
Márcio Leão
Sou Pós-Doutor em Geotecnia pela UFV, Doutor em Geologia de Engenharia pela UFRJ, Mestre em Geotecnia pela UERJ, Mestre em Geologia de Engenharia pela UFRJ, possui MBA em Gestão de Projetos e MBA em Gestão do Agronegócio pela USP e, Bacharel em Geologia pela UFRJ
Sou Geólogo-Geotécnico com mais de 15 anos de experiência em de obras de arte de engenharia civil e mineração, nacionais e internacionais. Sou Geólogo-Master e Gerente de Projetos de Mineração da Tractebel com forte atuação em projetos de barragens, empilhamentos de rejeito e/ou estéril e cavas de mineração. Sou Docente de cursos de Graduação e Pós-graduação, ministrando disciplinas das áreas de Geociências e Engenharia Civil. Dentre as publicações técnicas, possui 11 livros e 29 capítulos. Sou Pesquisador Colaborador da UFV, atuando nas áreas de Geologia de Engenharia e Geotecnia, com ênfase em Mecânica das Rochas, Mecânica dos Solos e Investigações Geológico-Geotécnicas. Sou Membro de Comissões Técnicas da ABNT, de Corpos Editoriais de Periódicos Nacionais e Internacionais, bem como Revisor Ad hoc.