Poços Tubulares em Mineração

Em mineração poços tubulares são utilizados para rebaixamento de nível d’água, e/ou fornecimento de água ao empreendimento. Para construção e implantação destas estruturas há necessidades de várias etapas processos envolvidos, que inicia em processos ambientais, perfuração do poço, dimensionamento de bombas até a obtenção do direito de uso poço.

Inicialmente faz se necessário o processo de autorizações ambientais para a perfuração e instalação do poço junto ao órgão ambiental gestor dos recursos hídricos em cada estado do Brasil. Da mesma forma que o processo de utilização de poços inicia com a autorizações ambientais, a última etapa do sistema consiste na obtenção do direito de uso da água, seja para abastecimento ou rebaixamento do aquífero por meio de outorga obtida junto ao gestor dos recursos hídricos.

A segunda etapa consiste em estudos geológicos e hidrogeológicos para escolha do lugar onde será perfurado o poço. Os estudos consistem na avaliação geológica, morfológica, estrutural e hidrogeológica da região assim como avaliações de localidade e interferência de lavra no local onde será instalado o poço. Uma vez, determinado o local de instalação, inicia-se o processo de perfuração, sendo ele realizado por sondas rotativas ou pneumáticas ou roto-pneumáticas, estando a escolha da sonda diretamente ligado ao tipo de aquífero que será explotado. Após o processo de perfuração utiliza-se técnicas de perfilagem; ótica, física e geofísica para avaliar integridade construtiva do poço, obter mais detalhes sobre as características geológica e hidrogeológica do aquífero com maior riqueza de detalhes. Após a perfuração a avaliação ótica, o poço e completado com tubos e filtro (revestido), sendo estes constituídos por aço ou tubos geomecânicos, para posteriormente iniciar o processo de desenvolvimento. O desenvolvimento do poço que consiste em limpeza do poço por processos físico e químicos. Estes processos de desenvolvimento têm como um dos seus principais objetivos retirar os resíduos do processo de perfuração assim como aumentar a produtividade dos poços.

Por fim com o poço já perfurado revestido e devidamente outorgado, é necessário o dimensionamento de bombas, tubulações edutoras e adutoras para obtenção da máxima eficiência da produção do poço ou do seu sistema de rebaixamento. ´

Sabendo-se que em mineração a água é utilizado para o processo de produção de minério assim como em vários casos a água subterrânea deve ser rebaixada para o avanço da lavra. Os conhecimentos deste processo relacionado aos poços tubulares é uma das principais ferramentas dentro de um empreendimento minerário.