As descobertas e a Serendipidade

O conceito de serendipidade frequentemente surge em pesquisas.

Serendipidade é um acontecimento, tido como um acaso, mas que resulta em algo bom.

Esse nome pode ser usado também quando você encontra uma solução brilhante para um problema que parecia insolucionável.

O termo “serendipidade” teria uma origem literária. Em 1754, o escritor inglês Horace Walpole cria esta palavra para expressar as descobertas inesperadas no conto “Os três príncipes de Serendip”.

Mas será que as descobertas e soluções aparecem assim, como em um passe de mágica?
Segundo o histórico cientista Louis Pasteur, “o acaso só favorece a mente preparada”.

E é exatamente isso.

Quando se tem um objetivo, é preciso ter a mente dedicada para o propósito, e ao mesmo tempo estar receptivo a novos conceitos.

Serendipidade é a faculdade ou fenômeno de encontrar coisas valiosas ou agradáveis ​​que não estavam sendo procuradas. –

Akira Suzuki

Encontrar alvos geológicos não é uma questão de sorte.
Na pesquisa de alvos desta natureza, quase tudo que estava fácil já foi achado, então encontrar um alvo desconhecido exige trabalho mental e investigação profunda.


Na maioria das vezes a pesquisa parte para a subsuperfície, onde estamos longe de ter todos os dados.

Então o retrato que temos do problema é como uma imagem de baixa resolução.
Por isso, para encontrar as possibilidades de solução, precisamos ter a mente aberta.

A resposta de um problema pode estar em uma ideia inusitada.

O que as pessoas chamam de serendipidade às vezes é apenas ter os olhos abertos.

Jose Manuel Barroso

Um fator que facilita o processo de descobertas é o contato com diversas áreas do conhecimento.

Pois o nosso cérebro realiza um trabalho de transformar memórias passadas em pensamentos futuros.

Então, precisamos alimentá-lo de informação útil.
Claro que, no mundo de hoje, a quantidade de dados que recebemos diariamente é muito grande, o que cria um estado de sobrecarga constante. Mas você pode criar um tempo para mergulhar em algum tipo de assunto e se afastar do bombardeamento diário de informações.
Por exemplo, eventos como congressos, simpósios e workshops são realizados exatamente para isso, para possibilitar uma imersão da mente em diversos assuntos relacionados a um determinado tema.
Expor sua mente a este tipo de ambiente favorece a serendipidade.