A operação das barragens de rejeitos deve estar de acordo com os procedimentos aprovados, assinados pelos órgãos reguladores quando necessário e revisados e modificados regularmente, se necessário, para melhorar o gerenciamento de rejeitos ou refletir mudanças nas condições.
Um Manual de Operações, Manutenção e Inspeção deve ser produzido antes do início do lançamento de rejeitos, descrevendo todos os requisitos de projeto para a operação, manutenção e vigilância de segurança de barragens.
Você percebe a importância dessa etapa?
Esses quesitos devem ser atendidos para garantir a segurança contínua e operação efetiva da barragem de rejeitos. Um Plano de Emergência de Segurança de Barragens também deve ser elaborado.
O gestor da barragem de rejeitos deve garantir que a estrutura seja operada por uma equipe devidamente experiente e com histórico comprovado na execução de obras de natureza e magnitude semelhantes.
Para barragens de Categoria de Consequência EXTREMA, ALTA e SIGNIFICATIVA, a equipe deve incluir um engenheiro civil ou geotécnico profissionalmente qualificado.
Essa categoria é definida com base no dano potencial associado a estrutura caso ela rompa, bem como a “saúde geotécnica” da estrutura.
Os operadores devem ser adequadamente treinados para suas funções com treinamento regular de atualização.
É muito importante que os gestores de uma barragem de rejeitos estejam cientes das consequências do rompimento da estrutura e de suas responsabilidades legais para garantir que seja dada atenção adequada ao gerenciamento de riscos.
É responsabilidade do gestor garantir que recursos adequados sejam fornecidos para permitir que a equipe estabeleça e mantenha o nível exigido de rigor na operação e manutenção da instalação.
Você sabia disso?
Assim, o objetivo da fase operacional de uma barragem de rejeitos é desenvolver o armazenamento de forma a garantir que a instalação de rejeitos seja mantida em um estado seguro e estável e de acordo com as especificações prescritas de gerenciamento de risco; operado de acordo com os requisitos do Relatório de Projeto e do Manual de Operações, Manutenção e Inspeção. Deve incluir atualizações periódicas e dentro das restrições das normas de boas práticas da indústria; deve ser operado de acordo com os requisitos legais, buscando alcançar objetivos ambientais prescritos e de acordo com o plano de fechamento e uso pretendido após o fechamento.
Desta forma, a barragem de rejeitos deve ser operada de forma a atingir os seguintes objetivos: controlar a distribuição dos rejeitos para atingir a forma geométrica necessária do depósito, manter a lâmina de água dentro da posição especificada e garantir que a segregação dos rejeitos não comprometa a integridade estrutural do depósito.
Além disso, o manual visa controlar o ciclo de deposição para garantir que o adensamento e secagem dos rejeitos estejam de acordo com a intenção do projeto, controlar o nível e a posição da lâmina d’água para manter uma cobertura especificada ou mesmo manter a borda livre, evitando o risco de galgamento.
Perceba que o Manual deve ser diretamente integrado aos projetos que foram desenvolvidos, garantindo a segurança da estrutura incluindo o monitoramento e a inspeção geotécnica para essa finalidade.