Você sabia que a sua casa está repleta de bens minerais?!
Vários itens presentes em sua casa são compostos por recursos minerais finitos. E cada um deles desempenha papel fundamental na estruturação da sua casa.
As telhas, por exemplo, podem conter ferro, alumínio, zinco e silício. O cimento, utilizado na construção da sua casa, é proveniente do calcário, bem como de argila e alguns compostos químicos que auxiliam em suas propriedades.
As paredes, geralmente são construídas com tijolos ou blocos de concreto. Os tijolos, por sua vez, são compostos por argilas, rochas que possuem silício, magnésio, alumínio e ferro em sua composição.
A fundação da sua casa possui areia, brita e cimento. Além disso, a estrutura da fundação é composta por ferro, aço, dentre outros bens que auxiliam na dureza e consequentemente na liga de todos os componentes. As tintas de diversas cores e brilhos possuem dióxido de titânio em sua composição, bem como caulim, feldspato, moscovitas dentre outros minerais.
Os pisos podem ser provenientes de argilas (cerâmicas), bem como outros tipos de rochas como granitos e mármores.
Os azulejos são compostos por caulim, feldspato e dolomita.
As louças sanitárias são compostas por argilas como caulim, por exemplo.
Os vidros presentes em portas, janelas e vitros são majoritariamente compostos por silício, cálcio, alumina e alguns corantes. Os encanamentos presentes por toda sua casa, são feitos de plásticos, e também por chumbo e ferro.
As lâmpadas que iluminam sua casa possuem filamentos que incandescem, podendo ser eles compostos por tungstênio ou cobre.
As calhas, utilizadas para desembocar a água das chuvas são compostas por cobre e zinco.
Pias e bancadas podem ser constituídas por rochas como granitos, gnaisses e mármores.
Você já havia pensado sobre todos esses bens minerais?
É possível viver sem?
Por onde olharmos, vamos encontrá-los, pois eles não estão presentes somente em nossa casa, mas também nos alimentos, equipamentos eletrônicos, roupas, acessórios, tintas para tatuagens, dentre outras aplicações.
E aí, como seria o mundo sem eles?