Terremoto: A falha de San Andreas

A falha de San Andreas é um tipo de falha geológica com movimentação principal ao longo da horizontal (falha transcorrente). Ela está no limite entre as placas tectônicas Norte-americana e do Pacífico. É uma das falhas mais estudadas do mundo, e que gera grande preocupação para o governo local e para a população dos Estados Unidos. Isto porque esta falha está há muito tempo sem uma grande movimentação, e a energia acumulada ao longo do tempo pode ser liberada por uma movimentação brusca, causando grandes terremotos em toda costa leste dos Estados Unidos.
Este terremoto é tão temido, que tem até nome próprio por lá: “The Big One”, que significa “O Grande”.

No filme “Terremoto: A Falha de San Andreas”, que estreou em maio de 2015, a movimentação da falha geológica é a principal causa da destruição de vastas áreas habitadas. Este filme traz uma abordagem dramática, que apresenta uma ideia do que poderia ser o resultado dessa movimentação.

O filme usa a estrutura geológica real e explora o seu potencial devastador. É uma ótima história para os fãs de filmes de ação e destruição, no estilo de filmes catastróficos como “Independence Day” e “O Dia Depois de Amanhã”.

No entanto, para fins cinematográficos, muitos dos eventos retratados não são realistas do ponto de vista científico. Por exemplo, no site de filmes IMDb, é citado que não é adequado um terremoto de magnitude 9 para a falha, e também um grande tsunami.
Mas vamos dar uma licença poética a eles, já que adoramos ver geologia nos filmes!

O elenco do filme inclui atores conhecidos do público brasileiro, como Dwayne Johnson (The Rock), interpretando Ray Gaines, um piloto do Departamento de Bombeiros e Resgate de Los Angeles. Paul Giamatti é um sismólogo, o Dr. Lawrence Hayes.

No filme, Dr. Lawrence prevê a ocorrência de terremotos ao longo da falha de San Andreas e tenta alertar as autoridades. Outros atores do elenco principal são Carla Gugino como Emma Gaines, Alexandra Daddario como Blake Gaines, e Ioan Gruffudd como Daniel Riddick.

Grande parte do filme se passa durante a busca de Ray por sua esposa e filha, onde ele enfrenta o desafio de resgatá-las após uma série de terremotos que atingiram a Califórnia.