A abordagem sistemática de garantia de qualidade não é exclusiva do empreendimento mineiro, como a utilização de dados e banco de dados também não.
O QaQc como aplicamos tem sua origem na década de 30 como forma de controlar a qualidade dos produtos (ou dados) usando técnicas estatísticas para amostragem e teste.
Como era (e ainda é) impraticável fazer a inspeção de 100% dos produtos (ou dos dados) começou a utilização de técnicas estatísticas que permitiam amostrar e testar certa proporção dos produtos (ou dados) para obter qualidade no nível desejado de confiança na qualidade de todo o lote ou produção.
O que se espera de um banco de dados geológico (ou qualquer outro banco de dados) é que esteja isento de erros, para isso a verificação dado a dado é ineficaz, portanto usamos o QAQC para garantir a confiabilidade das informações e trazer a segurança necessária para a tomada de decisões.
O que QaQc é aplicado desde o mapeamento de processos para definição do banco até o no controle de entrada de dados.
Como o volume de dados é muito grande é necessários que os procedimentos relacionados a construção e alimentação do banco sejam robustos (Qa) e que haja ferramentas que verifiquem se os procedimentos estão sendo seguidos (Qc).