O QA é a parte do programa que tem como objetivo assegurar que um processo esteja funcionando corretamente e garantindo a qualidade e precisão dos resultados.
Para isso é necessário o mapeamento das atividades e a definição da melhor e possível forma de executar.
Para isso, são adotadas medidas como a realização de testes, a análise de dados, o monitoramento de processos e o acompanhamento de padrões de qualidade.
Estas medidas são fundamentais para que se possa validar a qualidade dos resultados obtidos e tomar decisões acertadas.
A abordagem sistemática da qualidade também se aplica à mineração.
Nessa indústria, a qualidade dos dados é essencial para decisões acertadas.
O objetivo é identificar e eliminar as fontes de erro a fim de obter resultados precisos.
Para isso, são desenvolvidas estratégias de gestão da qualidade para garantir que os dados sejam precisos e confiáveis.
Assim, é possível e desejável ter QA em qualquer atividade.
A abordagem sistemática da qualidade começou na fabricação industrial durante a década de 1930 quando foi dada atenção ao custo e ao retrabalho.
Traduzindo essa preocupação para a mineração pode-se dizer que qualquer dado gerado por processos de baixa confiança será um dado de baixa precisão.
Dados ruins balizam decisões ruins, e essas decisões podem custar milhões.
É fundamental, portanto, entender:
*Em que etapa estamos;
*Quais procedimentos são padronizados;
*Quais ferramentas de controle devo empregar.
(É nesta etapa que se definem as ferramentas e ações que serão tomadas com o QA.)
E o que seriam esses processos?
Toda e qualquer atividade que gere um dado.
Exemplificando:
1. Quando se mede o desvio de um furo estamos gerando um dado de posicionamento.
É importante ter QA de como fazer um furo e como medir seu desvio, da mesma forma é fundamental ter QC para saber a precisão associada a esses desvios.
2. Quando fazemos um modelo geológico estamos representando o volume de alguma informação geológica de interesse.
É importante ter QA de como fazer, da mesma forma é fundamental ter QC para saber a precisão associada a essa representação 3D.
Os exemplos mais comuns de QAQC são vinculados as ferramentas de controle de precisão e exatidão analíticos, mas é importe entender que QAQC não se restringe a isso.
No entanto, ele se estende a outras áreas, como o monitoramento de processos, controle de documentos, auditorias regulares, entre outros.
Assim, QAQC é uma abordagem ampla que visa garantir a qualidade de um produto ou serviço desde o início de seu desenvolvimento até a entrega ao cliente.