QaQc é um tema antigo

O QA envolve procedimentos de GARANTIA DA QUALIDADE, isto é, a definição de como se deve fazer algo de forma correta.

Por outro lado, o QC envolve processos de CONTROLE DA QUALIDADE, que são os mecanismos necessários para verificar se o QA tem sido atendido, basicamente verificação estatísticas de precisão e exatidão.

Porém, devido a um processo de divulgação equivocado, o QAQC tem sido simplificado como o uso de ferramentas de controle em laboratórios de preparação física e química (duplicatas, padrões e brancos).

Na verdade, o QAQC é um processo multifacetado, que abrange diversas etapas do empreendimento.

A garantia da qualidade tem uma definição ampla além da indústria de mineração.

De acordo com Kirschling (1991), ela é definida como “todas aquelas ações ou projetos sistemáticos necessários para fornecer a confiança adequada de que um produto ou serviço satisfará as necessidades especificadas”.

O controle de qualidade é um aspecto da garantia de qualidade.



De acordo com Vaughn (1990), a diferença entre os dois conceitos é que a garantia de qualidade é “o alívio de preocupações com a qualidade de um produto, enquanto os planos de amostragem e controle de auditorias de qualidade são dispositivos projetados para fornecer parte desse alívio”.

É importante mencionar que o cuidado do proprietário com a qualidade do material não é algo novo. Desde 1556, quando Georgius Agricola publicou seu livro De Re Metallica, ele aconselha:

“A prudent owner, before he buys shares, ought to go to the mine and carefully examine the nature of the vein, for it is very important that he should be on his guard lest fraudulent sellers of shares should deceive him”.

‘Um proprietário prudente, antes de comprar ações, deveria ir a mina e cuidadosamente examinar a natureza do veio, (…) para que vendedores fraudulentos de ações não o engane’.

De acordo com os critérios dos códigos internacionais, o QAQC visa garantir que o investidor tenha a consciência da qualidade das informações que estão sendo divulgadas, para que ele possa tomar decisões informadas sobre a empresa/projeto.

Do ponto de vista dos responsáveis pelo negócio, o QAQC é a forma de assegurar confiança para que possam avançar para próximas etapas do empreendimento, mensurando o risco associado.
Mesmo empresas não listadas em bolsas devem considerar o QAQC como um meio de avaliar o risco e a precisão, com base no “grau de confiança”.

QAQC não é um custo, é um investimento.

Não devemos ver isso como algo que apenas satisfaz exigências externas, mas como algo que contribui para a tomada de decisões corretas.

Os dados sobre os quais essas decisões são baseadas são cruciais para o sucesso do empreendimento.