A importância industrial do mineral quartzo

O quartzo é um mineral amplamente encontrado em rochas sedimentares, ígneas e metamórficas. É conhecido pela sua ocorrência abundante na crosta terrestre, possuindo várias variantes de cores roxo, rosa, cinza (esfumaçado), amarelo, os quais são chamados: ametista, quartzo rosa, fumê e citrino, respectivamente.
Quando encontrado em sua característica ótica transparente, recebe o gracioso nome de Cristal de rocha, ou hialino.

Dentro da escala Mohs, o quartzo é classificado com dureza 7. Esta propriedade confere a ele, alta resistência ao intemperismo, propriedade esta comprovada pelos grãos de areia que são vistos na praia. Estes grãos são a prova de que o quartzo é altamente resistente aos processos geológicos naturais que as rochas passam no decorrer de sua existência.

Uma das propriedades mais importantes presentes no mineral quartzo é a propriedade piezoelétrica. Essa propriedade permite que haja conversão de energia mecânica em energia elétrica, e vice-versa.
Além do mais, ele possui alta estabilidade térmica. Essa combinação de propriedades físicas faz com que ele seja um oscilador de energia, e um dos principais minerais utilizados em instrumentos ópticos e eletrônicos, como rádios, relógios e celulares, dentre outros equipamentos, logo, esses osciladores piezoelétricos garantem frequências estáveis e precisas, que são fundamentais para o funcionamento correto de circuitos eletrônicos.

O quartzo pode ser utilizado também, como filtro e ressonador, controlando sinais em transmissão de dados, bem como sinais de comunicação.

Na indústria metalúrgica e também na de fabricação de peças metálicas, existe uma ampla aplicação para o quartzo.
Neste segmento, o quartzo é o constituinte no que se denomina “areia de fundição”, ou areia de moldagem.

Este produto composto por areia de sílica, possui tamanho uniforme dos grãos e alta qualidade, estas duas características são importantes para que se tenha um produto que gere moldes eficientes para fundição de metais ferrosos – ferro e aço, como também não ferrosos – latão, alumínio e cobre.

A areia é um dos componentes utilizados nos moldes, devido sua alta resistência ao calor e baixa expansão térmica.
A composição dos moldes normalmente possui areia e ligante – que pode ser argilomineral ou resina. Essa composição mineral robusta gera um molde capaz de suportar altas temperaturas durante o processo de fabricação de peças nos setores: automobilísticos, aeroespaciais e máquinas e equipamentos.

Outra aplicação bastante relevante é na indústria de abrasivos. O quartzo é um material de alta dureza e como dito anteriormente, possui alta resistência. Com isto, é bastante utilizado em processos de jateamento abrasivo, onde partículas de areia são lançadas em alta velocidade sob superfícies, com o intuito de limpar, desgastar ou raspar as superfícies para determinados processos industriais, como pintura, por exemplo.

Não poderia faltar sua aplicação como ornamento, como na fabricação de joias, esculturas e objetos decorativos. É um dos minerais mais populares quando se trata de ornamento, pois, por possuir uma variedade de cores, e apresentar hábito único como cristal, o quartzo é bastante popular para artesanatos como colares, pulseira, brincos e também como cristais para colecionadores.

O quartzo é um dos principais componentes da fabricação de vidros. A areia de quartzo, juntamente com carbonato de cálcio, óxido de alumínio e corantes ou descorantes – dependendo do tipo de vidro a fabricar, compõem as matérias primas básicas para a produção de vidros. Ele também pode ser utilizado na fabricação de cerâmicas, principalmente as porcelanas, devido as suas propriedades de diminuição da plasticidade e retração de secagem nas massas, quando se utilizam argilas muito plásticas no processo.

Na indústria alimentícia, a sílica proveniente do quartzo pode ser utilizada como um grande aliado na adsorção de umidade, além de que reduz a tendência de aglomeração de alimentos em pó, melhora a fluidez de pós e consequentemente a precisão na dosagem dos produtos, atua como agente estabilizante na armazenagem e prolongamento de tempo de prateleira desses produtos. Um aspecto bastante importante é que ele é um material inerte, ou seja, não faz mal ao organismo.

Assim como na indústria alimentícia, o quartzo é também bastante versátil no segmento farmacêutico, uma vez que possui natureza inerte, pode ser utilizado em medicamentos, como excipiente nas diversas formulações farmacêuticas.

Este mineral tão multifuncional e tecnológico está presente em nosso dia a dia em tamanha grandeza e versatilidade. Seja como componente vital em dispositivos eletrônicos ou como uma bela adição decorativa em nossa sala, o quartzo continua mostrando seu destaque e relevância no mundo moderno, desempenhando papel significativo em nossas vidas.