Desafios em barragens de mineração

A indústria extrativa ou de mineração causa alguns dos impactos mais dramáticos no meio ambiente natural e na saúde humana.
Podemos identificar as atividades de mineração por meio de imagens de satélite em áreas densamente vegetadas.
Os avanços tecnológicos ampliaram o impacto ambiental do setor e reduziram os benefícios econômicos locais, pois permitem a retirada mais rápida da biomassa vegetal. Embora isso seja verdade em muitos ecossistemas sensíveis onde as empresas não respeitam suas obrigações contratuais, algumas tecnologias recém-desenvolvidas favorecem o meio ambiente, como minas sem água e com desperdício zero, a partir de estudos técnicos desenvolvidos.

Por outro lado, sabemos que as barragens de água falham com consequências catastróficas, mas nos últimos 40 anos, as falhas tornaram-se muito raras, enquanto as barragens de rejeitos continuaram a falhar.

Existe algo que pode ser aprendido com as barragens de água para melhorar a segurança das barragens de rejeitos?
As barragens de rejeitos sempre foram um mistério para os profissionais que trabalham principalmente com barragens de água. Além disso, muitos profissionais que trabalham com barragens de rejeitos têm experiência significativa com diferentes tipos de barragens de rejeitos. Essas questões geralmente incluem as propriedades de rejeitos, as características do local, a sismicidade, materiais de construção, incluindo rejeitos e o aproveitamento de outros materiais gerados pelo processo de mineração.  
A construção de uma instalação de armazenamento de rejeitos pode levar muitas décadas até atingir a altura final do projeto, com uma única instalação de armazenamento de rejeitos sendo frequentemente usada durante toda a vida útil da mina.
Durante o período operacional de uma barragem de armazenamento de rejeitos – por que os rompimentos das barragens de rejeitos são mais comuns do que os rompimentos das barragens de água?
Uma barragem de retenção de água é considerada um ativo, normalmente para uso comum, enquanto as instalações de armazenamento de rejeitos são vistas como um custo – um meio de armazenar resíduos em vez de favorecer um serviço fornecido.

A prevenção de desastres em barragens de rejeitos é uma meta ambiciosa, mas desafiadora.
Uma meta dificultada pela natureza cíclica, competitiva e internacional da indústria de mineração. Embora existam recomendações para mudanças, que têm, em muitas jurisdições, melhorado o gerenciamento de rejeitos, a indústria ainda não alcançou uma taxa de falha zero.
A abordagem do projeto, construção e gerenciamento de instalações de armazenamento de rejeitos deve colocar a segurança como prioridade número um. A falha na implementação da mudança, juntamente com a realidade do declínio dos teores de minério e consequente aumento dos volumes de resíduos, levará inevitavelmente a falhas mais catastróficas com mais mortes, sofrimento humano e destruição ambiental.
Nesse sentido, estudos técnicos são cada vez mais necessários na prevenção de falhas de projeto!