O escopo de uma investigação inicial será determinado durante a fase de estudo do projeto juntamente com a inspeção visual/reconhecimento do local.
Deve ser dada atenção a quaisquer características sociais, geológicas, ambientais e hidrogeológicas que possam ser desfavoráveis à construção da pilha.
O escopo da investigação incluiria estimativas iniciais do número e localização de furos, poços de inspeção, ensaios de campo e instrumentação.
Como parte do planejamento das investigações, além de determinar o escopo, os equipamentos de campo necessários, mão de obra, cronograma, custo e acesso ao local devem ser definidos.
Um programa de controle de qualidade apropriado deve estar em vigor para cada fase da investigação.
A investigação de campo deve ser projetada para fornecer as seguintes informações:
– a adequação do local para depósito de estéril/rejeito ou construção de pilha de estocagem e se os riscos associados ao local estão em um nível aceitável;
– o impacto potencial da instalação no meio ambiente e arredores;
– uma compreensão do solo subterrâneo e da estratigrafia; – parâmetros de projeto para os materiais de fundação;
– a elevação da superfície das águas subterrâneas, incluindo a condição do aquífero e variação sazonal da superfície das águas subterrâneas;
– qualquer característica crítica na fundação (fissuras, fissuras de tensão, zonas fracas, zonas remodeladas); – exigência de qualquer melhoria do solo ou estruturas adicionais.
Negligenciar os problemas que podem surgir durante a execução das investigações geotécnicas do local pode levar a desafios na interpretação dos dados coletados e, portanto, a erros no projeto.
Boas práticas de engenharia que incluem planejamento cuidadoso e execução do programa devem ser seguidas!
Durante o planejamento das investigações geotécnicas do local, a equipe deve identificar intervalos para possíveis condições do solo a serem encontradas e considerar os desafios para os processos de coleta de dados com base na experiência de investigação do local em materiais semelhantes.
Durante a execução, o programa deve ser flexível para se adaptar às condições encontradas e, quando forem encontradas mudanças significativas no plano, estar preparado para realizar investigações adicionais.
Condições de fundação não identificadas podem levar a deficiências nos modelos geotécnicos, o que pode afetar o grau de confiabilidade dos resultados das análises de projeto.
Poderíamos aqui fazer uma lista de problemas comuns durante as investigações geotécnicas do local e um resumo de algumas das principais consequências e possíveis soluções.
O uso de pessoal geotécnico experiente pode ser a chave para o sucesso de um programa de investigação geotécnica.
O equipamento de teste deve ser calibrado em frequências regulares e o teste deve ser realizado de acordo com os procedimentos padrão. Registros fotográficos detalhados dos eventos diários e amostras coletadas durante um programa de investigação do local podem ajudar na documentação de detalhes.
E por fim, as amostras coletadas devem ser ensaiadas o mais rápido possível após a investigação. Devemos tomar cuidado para minimizar a perturbação da amostra de forma a não prejudicar os parâmetros a serem obtidos.