Os diferentes tipos de solos são constituídos por três fases: uma sólida, outra líquida e uma gasosa.
Isso quer dizer que o solo é um conjunto de partículas sólidas, cujos espaços vazios entre elas podem estar preenchidos com água, gases ou ambos.
Um solo cujos espaços estão totalmente preenchidos por água é chamado de saturado. Enquanto o solo dito seco corresponde àquele em que existe apenas ar nos poros.
A textura e o comportamento mecânico do solo são afetados pelas diferentes proporções das três fases presentes nele.
Por exemplo, quando o solo é compactado, o ar entre as partículas sólidas é expulso, o que melhora suas propriedades hidráulicas e mecânicas.
Fase sólida: A forma, o tamanho e a textura das partículas são diretamente responsáveis pelas propriedades e características do solo.
Quanto à forma podemos classificá-las como:
- Poligonais angulares – são partículas de formato irregular, tipicamente encontrado na natureza em solos residuais de granulometria grossa.
- Poligonais arredondadas – são partículas de superfície arredondada, provavelmente transportados, como exemplo, os seixos rolados.
- Lamelares – tem-se que duas das dimensões da partícula são incomparavelmente maiores que a terceira, como no caso das argilas
- Alveolares – tipicamente encontrada em solos finos, com partículas menores que 0,02 mm tendem a se sedimentar em água ou em ar e podem aderir-se e forma uma estrutura semelhante a um favo de abelha.
- Fibrilar – são partículas que possuem uma forma fibrosa ou geometria alongada. São comumente formados por matéria orgânica.
Fase líquida: a água presente no solo pode ser classificada em 5 tipos:
- Água Higroscópica – água que se encontra em solo úmido ou seco ao ar livre, ocupando os vazios do solo. Pode ser totalmente eliminada pela evaporação.
- Água Adsorvida ou água adesiva – é a água que está retida nas superfícies dos solos em função da atração superficial entre a água e o sólido.
- Água de Constituição – é a água que faz parte da estrutura molecular de certos mineras do solo, como por exemplo silicatos de alumínio. É perdida quando os minerais são aquecidos a altas temperaturas.
- Água Capilar – é a água retida por tensão superficial nos vazios do solo e abaixo da superfície livre. Essa também pode ser eliminada totalmente pela evaporação.
- Água Livre – formada pelo excesso de água no solo e pode ser drenada pela ação da gravidade.
Fase gasosa: dependendo do tipo de solo podemos ter os vazios preenchidos por ar tanto da atmosfera quanto pelos gases gerados pelas raízes de plantas.