A compactação é um processo mecânico realizado num tempo relativamente rápido, onde há a redução do índice de vazios do solo através da expulsão do ar presente.
Diferentemente do adensamento que é lento e promove a expulsão da água existente nos vazios do solo quando saturado.
O principal objetivo da compactação é promover a estabilização do solo a partir da redução de seus vazios preenchido por ar a partir da aplicação de esforço mecânico, além de tornar o maciço homogêneo.
Por meio deste processo, tende a ocorrer a redução da variação dos teores de umidade, da compressibilidade, da permeabilidade e aumento da resistência cisalhante dos solos.
Essa técnica é largamente difundida em obras de aterros (barragens, loteamentos, estradas) e busca otimizar a capacidade suporte e reduzir os recalques diferenciais no terreno, quer seja de fundação ou de um talude.
Com o conhecimento das propriedades do solo e das características da obra, é possível ao profissional selecionar o tipo de equipamento mais adequado para executar a compactação.
Os equipamentos de compactação podem ser de compressão ou estáticos, de impacto ou de vibração.
Os equipamentos de compactação estática aplicam tensões na superfície do solo, que diminuem à medida que a profundidade aumenta, o que limita a espessura da camada que pode ser avaliada.
O rolo pé-de-carneiro e o pneumático são exemplos desse tipo de equipamento, o primeiro, recomendado para solos argilosos, compacta o solo com menos passadas e promove uma melhor aderência entre as camadas.
Já o rolo pneumático deixa a superfície lisa, dificultando a aderência entre as camadas. Deixa o solo mais uniforme em relação a umidade e ao peso específico.
Os soquetes manuais e sapos mecânicos são exemplos de equipamentos de impacto.
A força do impacto produz uma onda de pressão no solo, que também gera uma alta pressão em profundidade. Costumam ser extremamente simples e podem, inclusive, serem usados pesos lançados por guindastes.
E, por fim, os equipamentos vibratórios costumam ser utilizados para solos granulares como areia e pedregulho.
O mais comum é o rolo liso vibratório e a escolha do tipo de rolo irá depender do tipo de solo: rolos mais pesados e com menor vibração são usados para pedregulhos enquanto que os rolos mais leves e com maior frequência de vibração, para areias.
A vibração reduz drasticamente a fricção interna e facilita a reorganização das partículas em posições que aumentam a sua densidade.