O que contempla a amostragem geotécnica?

O principal objetivo da amostragem de perfurações ou poços de inspeção, por exemplo, é obter materiais representativos para a execução de ensaios em laboratório e que esses materiais sejam representativos das propriedades do solo.

As amostras podem ser classificadas em dois grupos:

Amostras amolgadas: Sofreram modificações em sua estrutura e teor de água, mas preservam sua composição mineralógica.

Amostras amolgadas são geralmente retiradas de escavações e sondagens. Essas amostras são adequadas para testes de classificação, mineralógicos e de compacidade dos solos.

A depender da rocha, ou seja, muito branda como filitos muito intemperizados, a retirada de amostras de maneira inadequada pode classificar essa condição como um material amolgado, pois materiais amolgados não são representativos para ensaios geomecânicos.

Amostras indeformadas: Em teoria, não sofreram nenhuma alteração em sua estrutura ou teor de água e, na medida do possível, toma-se cuidado para essa finalidade.
Entretanto, todas as amostras de profundidade se expandirão ao serem liberadas de suas tensões in situ circundantes.

Quando obtidas de sondagens, são extraídos em amostradores apropriados.

As amostras retiradas de poços e trincheiras podem ser cortadas como um bloco ou retiradas de amostradores de tubo que são pressionados ou cravados no solo.

Tais amostras são necessárias para ensaios de resistência, deformabilidade e permeabilidade e consequentemente a determinação dessas propriedades considerando a integridade da amostra.

Em alguns casos podem ser necessárias ainda amostras de água.
Essas são obtidas para análise química de diferentes níveis de água detectados durante a perfuração.

As análises laboratoriais mais comuns incluem: pH, teor de sal e detecção de elementos contaminantes. As amostras não devem ser colhidas imediatamente após a perfuração.

Qualquer resíduo produzido pelo processo de perfuração deve ser eliminado; isso pode incluir partículas em suspensão e restos de água injetada ou pasta usada durante a perfuração.


A amostra de água é coletada em garrafas limpas (de plástico ou vidro, dependendo das análises necessárias) que são lavadas com a mesma água antes de serem enchidas.

Cada amostra é rotulada com a data e os dados que identificam o furo e a profundidade e refrigerada, se necessário.

Importante definir o quão representativa essa amostra será da área estudada.
Para tal, o conhecimento preliminar a partir de uma campanha de investigação é muito importante para que as decisões sejam assertivas!