O conceito de QAQC tem sido aplicado pela indústria desde a primeira Revolução Industrial, com a função do supervisor de produção para verificar se o trabalho estava dentro da qualidade esperada.
No entanto, na década de 20, houve uma intensa industrialização, impulsionando o desenvolvimento de novas ferramentas de controle de qualidade.
Walter A. Shewhart foi pioneiro nesta área, desenvolvendo o que viria a ser conhecido como carta de controle, enquanto dois de seus colegas desenvolveram técnicas de amostragem.
Durante a Segunda Guerra Mundial, foi imposta a obrigatoriedade de se adotar procedimentos científicos de inspeção e tabelas de amostragem, assim como treinamentos para equipe da indústria bélica e compradores das forças armadas.
A partir da década de 50, a satisfação do cliente quanto à adequação do produto ao uso, despontou como uma nova referência de qualidade.
Assim, QAQC tem evoluído ao longo dos anos, se adaptando às mudanças na indústria, sempre com a intenção de garantir a qualidade dos produtos.
Na mineração o QaQc veio a luz após o caso Bre-X e, hoje em dia, é amplamente utilizado principalmente nos laboratórios preparação física e análises geoquímicas.
Contudo estamos em pleno processo de evolução e o QaQc começa a tomar seu lugar em outro processos como no caso da geotecnia.