Curso de Curta Duração Presencial
Curso QAQC Aplicado à Laboratórios de Mineração
Horário das aulas:
09:00 às 12:00h – Pausa para Almoço – 13:00 às 18:00h
Aprenda como definir limites de controle de processo e precisão, gestão de qualidade de dados de laboratórios e preparação de relatórios técnicos de QA/QC. Inclui visita aos laboratórios da SGS Geosol, tudo isso com a profa. Marcela Tainã e o prof. Marcos Filipe
- Pesquisa Mineral: Conceito da distribuição elementar de Clarke;
- Recursos e Reservas: Códigos Internacionais e risco do uso do dado para o desenvolvimento de modelos geológicos e para a estimativa de recursos;
- Produção e Vendas: Reconciliação.
- Média
- Desvio Padrão
- Variância
- Incerteza de Medição
- Exatidão
- Precisão
- Princípio de Normalidade
- Secagem;
- Cominuição:
- Britagem/Pulverização;
- Homogeneização/Quarteamento;
- Peneiramento.
- Fundamentos e aplicações;
- Métodos de decomposição: digestão, fusão, combustão;
- Técnicas de Quantificação: FRX, ICP-OES, ICP-MS, AAS, Titulação;
- Definição de Limites de
- Detecção;
- Definição de Limites de
- Quantificação;
- Determinação Quantitativa e Qualitativa
- Precisão;
- Exatidão;
- Tendência/Recuperação;
- Repetibilidade/Reprodutibilidade.
- Imparcialidade e transparência;
- Implicações na gestão da Qualidade.
- Contaminação;
- Duplicatas: tipos e aplicações;
- Materiais de Referência/Padrões: tipos, seleção, efeitos de matriz;
- Definição da Fase I do Controle de Processo;
- Definição de Limites de Controle de Processo;
- Definição de Limites de Especificação;
- Tipos de Gráficos aplicados ao Controle Estatístico de Processo (CEP);
- Diferentes tipos de abordagens aplicáveis ao Controle de Processo.
Neste curso você aprenderá a estruturar os protocolos para o desenvolvimento e monitoramento de ferramentas de controle de qualidade aplicadas a laboratório de mineração e geoquímico, onde, a partir de dados práticos, amostrados de métodos validados e considerados sob controle estatístico, definir limites de controle de processo e de precisão que efetivamente representam o método utilizado nas condições de rotina.
Entender as necessidades e particularidades dos diferentes tipos de projetos: longo e curto prazo, usina e beneficiamento, produtos e venda. Fornecer conceitos e ferramentas de forma a desenvolver as capacidades dos profissionais a interpretarem e atuarem com excelência na gestão da qualidade dos dados fornecidos pelos laboratórios internos ou externos do controle de processo.
O curso também fornecerá conceitos aplicados a preparação de amostras, ao monitoramento e a qualidade dos dados químicos e físicos gerados e atuar sobre os processos tomando decisões mais assertivas para controle de precisão e exatidão, além de conhecimentos básicos sobre os principais métodos analíticos e para a estruturação de um relatório técnico de QA/QC.
24 horas/aula, sendo 22 horas de aulas expositivas com conteúdo técnico teórico e resolução de exercícios em Excel/Minitab utilizando bancos de dados práticos e 2 horas de visita a laboratório geoquímico conhecendo os processos e ferramentas na prática e rotina do laboratório.
O material didático foi construído a partir dos mais recentes conceitos e aplicações para o uso dos protocolos de QA/QC aplicados à mineração e laboratórios geoquímicos, além de conceitos estatísticos consolidados aplicados ao controle de processo.
- Como estruturar um programa de QA/QC aplicado a laboratórios de mineração;
- Conceitos estatísticos básicos para desenvolver um programa de QA/QC;
- Quais os métodos analíticos mais indicados e aplicáveis a cada etapa de projeto;
- Desenvolvimento de capacidade profissional e de qualidade de processos físicos e químicos laboratoriais;
- Quais são as ferramentas de controle mais indicadas e aplicáveis para processo;
- Como definir limites de controle e precisão que efetivamente representam o método/processo utilizado (definição da fase I do controle de processo);
- Implicações sobre o uso das regras de “ouro” e critérios fixos no controle de processo;
- Como estruturar um relatório técnico de QA/QC.
Este curso foi desenvolvido para atender às necessidades e demandas dos três grupos principais:
- Gestores de laboratórios na mineração (Aqueles que devem provar de fato que suas ações estão gerando economia e resultados que comprovem os recursos dos investidos);
- Geólogos, engenheiros de minas que utilizam os dados e não sabem como são gerados. Principalmente, para os responsáveis pelos controles de QC que envolvem os laboratórios na mineração;
- Equipe técnica dos laboratórios que atuam no dia -a- dia com os processos (Engenheiros químicos, engenheiros de processo, técnicos de banco de dados e de laboratórios químicos e de preparação física.)
Esperamos que possa fornecer as ferramentas, melhores práticas e habilidades necessárias para que todos possam obter resultados significativos para o seu trabalho
Marcos Filipe
Bacharel em Química com Habilitação em Indústria (UFOP), Pós-Graduado em Estatística (UFMG), Black Belt em Estratégia Lean Six Sigma.
16 anos de experiência pela SGS GEOSOL Laboratórios atuando como especialista em QA/QC em Exploração Mineral e Ambiental, validação de métodos e cálculo de incerteza de medição. Lead Assessor NBR ISO/IEC 17025:2005.
6 anos de experiência atuando na área de educação em cursos de QA/QC e 3 anos atuando como consultor na área de QA/QC para gestão de laboratórios e validação de métodos.
Marcela Tainã
Membro do Australian Institute of Geoscientists AIG. Bacharel em Geologia (USP), é especialista em Amostragem, QA/QC e Avaliação de Recursos.
Participou como CP/ QP e implementação de programas de QA/QC (Quality Assurance and Quality Control) em projetos de grandes players nacionais. Vasta experiência também em modelamento geológico e Geometalurgia.
O evento acontecerá na R. dos Timbiras – 1514 – Bairro Centro, em Belo Horizonte, Minas Gerais. O prévio e a sede da SME – Sociedade Mineira dos Engenheiros, parceira da Academia da Mineração. Mais detalhes serão fornecidos na portaria do evento.