Curso de Curta Duração Presencial
Curso Métodos Avançados de QA/QC Aplicado a Mineração
Horário das aulas:
09:00 às 12:00h – Pausa para Almoço – 13:00 às 18:00h
O foco do treinamento será em matrizes que carregam Fosfatos, ETR e Litio . O curso aborda de forma abrangente o Controle de Qualidade na Mineração, iniciando com o Histórico do Controle de Qualidade nesse setor e suas áreas de aplicação com a profa. Marcela Tainã e o prof. Marcos Filipe
- Conceitos básicos da Teoria de Amostragem;
- Amostragens na exploração mineral, nas Práticas Industrial, Laboratorial e Comercial;
- O que é QA/QC
- Como o QA/QC começou a ser aplicado na mineração
- Quem deve fazer QA/QC
- Principal função do QA/QC
- Exatidão
- Precisão
- Viés
- Tendência
- Limite de Detecção e Limite de Quantificação
- Limite de Repetibilidade
- Limite de Controle de Processo
- Limite de Especificação
- Índice de Capacidade dos Processos
- Histogramas
- Box plot
- Teoria da Probabilidade
- Probabilidade Estatística
- Teorema do Limite Central
- Princípio de Normalidade
- “Outlier”
- Heteroscedasticidade
- Inferência Estatística
- Teste de Hipótese
- Avaliação preliminar de dados
- Controle de variáveis críticas de processo (como medí-las)
- Ferramentas de controle de granulometria e perda de massa da preparação física
- Controle de Branco de Preparação: Utilidade, como medir e controlar
- Controle de Duplicatas (material britado e pulverizado): gráficos, como fazer, como medir, estatística envolvida
- Como estimar variabilidade analítica e variabilidade da preparação física a partir de duplicatas (Conceito de Thompson)
- Como estimar variabilidade analítica utilizando MRC (Conceito de Shewhart)
- Controle de MRC: gráficos utilizados, conceitos aplicados, identificação de “outliers”
- Introdução do conceito da estatística multivariada para controle de processo
- Cross Check entre laboratórios: quais gráficos utilizar, como medir, como comparar
- Estudos de comparação: Média e Variância, estatísticas envolvidas
- Participação em programas de proficiência: como interpretar as informações, como avaliar criticamente os resultados
- Como apresentar um relatório de QA/QC
- Para quem estou apresentando o relatório de QA/QC
- Quais as informações devem conter em um relatório de QA/QC
- Exercícios Práticos no Excel e Minitab
O curso tem como proposta a capacitação de profissionais para atuarem com excelência na gestão de qualidade dos dados monitorando os resultados alcançados após a implementação das operações estabelecidas nos Protocolos de Qualidade (QA – Quality Assurance), transformado os Processos de Controle (QC – Quality Control) em uma atividade dinâmica e efetiva para todas as etapas da mineração.
O foco está na formação de profissionais aptos a monitorar a geração do dado, que saibam como identificar e atuar sobre erros aleatórios, além da atuação na melhoria contínua, entendendo quais variáveis atuar e monitorar para diminuição de variabilidade dos processos, fornecendo processos mais capazes e robustos aumentando assim, a qualidade do resultado final e a redução de custos com retrabalho. Este profissional estará apto para a elaboração ou validação de programas de controle e garantia de qualidade QAQC e sua aplicação em todas as etapas da mineração, passando pela pesquisa e exploração mineral e laboratórios.
24 horas de aulas expositivas com conteúdo técnico teórico e resolução de exercícios em Excel/Minitab utilizando bancos de dados práticos, com dinâmica entre os alunos e prática de finalização de QC.
O material didático foi construído a partir dos mais recentes conceitos e aplicações para o uso dos protocolos de QA/QC aplicados à mineração e laboratórios geoquímicos, além de conceitos estatísticos consolidados aplicados ao controle de processo.
- Como desenvolver e estruturar as ferramentas de QA/QC aplicadas a Mineração
- Quais são as ferramentas de controle mais indicadas e aplicáveis para cada processo e como elaborar os respectivos gráficos aplicáveis
- Analisar criticamente e interpretar os dados de controle de forma a tomar decisões mais assertivas sobre o controle de processo
- Entender as diferenças e impactos sobre o uso de critérios fixos no controle de processo
- Como definir limites de controle e precisão que efetivamente representam o método/processo utilizado (definição da fase I do controle de processo);
- Utilização de índices de capacidade de processo como indicador de qualidade
- Como apresentar um relatório de QA/QC: quais as informações devem conter em um relatório de QA/QC
O curso é direcionado para gestores de programas de QA/QC e analistas químicos, engenheiros (químicos, produção, geólogos, minas), técnicos (em geologia, mineração, laboratórios), analistas e operadores que atuam diretamente na geração e monitoramento de dados de controle, no tratamento estatístico de dados e ferramentas de controle de qualidade.
Marcos Filipe
Bacharel em Química com Habilitação em Indústria (UFOP), Pós-Graduado em Estatística (UFMG), Black Belt em Estratégia Lean Six Sigma.
16 anos de experiência pela SGS GEOSOL Laboratórios atuando como especialista em QA/QC em Exploração Mineral e Ambiental, validação de métodos e cálculo de incerteza de medição. Lead Assessor NBR ISO/IEC 17025:2005.
6 anos de experiência atuando na área de educação em cursos de QA/QC e 3 anos atuando como consultor na área de QA/QC para gestão de laboratórios e validação de métodos.
Marcela Tainã
Membro do Australian Institute of Geoscientists AIG. Bacharel em Geologia (USP), é especialista em Amostragem, QA/QC e Avaliação de Recursos.
Participou como CP/ QP e implementação de programas de QA/QC (Quality Assurance and Quality Control) em projetos de grandes players nacionais. Vasta experiência também em modelamento geológico e Geometalurgia.