Curso Online EAD
Curso Online de Descaracterização e Fechamento de Estruturas de Mineração
Neste curso você encontrará uma total integração das várias etapas do processo de fechamento e, se necessário, a descaracterização da estrutura pré-fechamento. Os alunos terão contato com projetos reais e que serão apresentados com fundamentos teóricos aliados às melhores práticas de engenharia.
- Conceitos básicos;
- Planos de Contingência para a descaracterização das barragens;
- Noções e aplicações de Barragens de Rejeitos e Barragens de Retenção de água;
- Planejamento e controle para a prevenção de incidentes e acidentes;
- Aspectos e critérios importantes dos tipos de disposição de rejeito;
- Modos de ruptura – estudo das condições de instabilidade.
- Conceitos básicos da descaracterização;
- Aspectos legais – necessidade de descaracterização, prazos e metodologia aplicada;
- Projetos principais – conceitual, básico, executivo, As Built e As Is;
- Estudos base para a inicialização do projeto;
- Dados necessários para a elaboração de projetos;
- O que é necessário para iniciar um projeto de descaracterização – principais métodos e análises.
- Fluxograma da descaracterização;
- Descrição das etapas;
- Elementos do projeto;
- Diversificação de projetos;
- Especificações de projetos de acordo com o nível de alerta da barragem e de práticas consagradas;
- Métodos de descaracterização;
- Instrumentação geotécnica;
- Estudo de caso.
- Análise de falhas das barragens;
- Condição drenada;
- Condição não drenada – resistência de pico;
- Rebaixamento do nível freático;
- Condição não drenada com sismo – resistência de pico;
- Condição não drenada com sismo – resistência liquefeita;
- Simulações em etapas – reforços.
- Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB):
- Lei nº 12.334/2010 alterada pela Lei Federal nº 14.066/2020;
- Resolução ANM nº 95/2022 e alterações;
- Política Estadual de Segurança de Barragens (PESB):
- Lei Estadual nº 23.291/2019;
- Decreto nº 48.140/2021;
- Termo de Referência (FEAM).
A segurança de barragens é uma das maiores preocupações que a sociedade enfrenta hoje. A necessidade de construção de mais barragens aumenta em função da infraestrutura e recursos necessários buscando o acompanhamento do crescimento populacional associado à expansão das indústrias. Consequentemente, os perigos apresentados por barragens, principalmente as mais antigas, são agravados pela intensificação da ocupação e crescimento da indústria em áreas a jusante dessas estruturas.
A descaracterização de uma barragem é o termo técnico dado ao conjunto de procedimentos de engenharia que visam ao encerramento definitivo do uso da estrutura.
Segundo a Lei nº 23.291 de 25 de fevereiro de 2019, que institui a Política de Segurança de Barragens para Minas Gerais, descaracterização é o processo pelo qual a barragem deixa de possuir as características de barragem, ou seja, passa a não operar como estrutura de contenção de rejeitos, sendo destinada a outra finalidade.
Após concluídas as obras de descaracterização, a estrutura restante deixa de ser uma barragem, sendo totalmente reincorporada ao relevo e ao meio ambiente ao redor.
30 dias de acesso exclusivo a uma plataforma completa, com aulas gravadas e suporte direto para tirar suas dúvidas.
Além disso, você terá acesso a materiais complementares de alta qualidade. Ao concluir o treinamento, receba um Certificado de Conclusão para enriquecer seu currículo e destacar suas habilidades. Aproveite essa oportunidade de aprimoramento profissional!
- Os processos de Descaracterização e de Descomissionamento de barragens, bem como outras estruturas de mineração;
- A definição de quais as metodologias de sondagem e parâmetros a serem investigados antes e após a implantação do projeto de Descaracterização ou de Descomissionamento;
- A importância do controle Hidrológico e Hidrogeológico e da Estabilização da estrutura geotécnica;
- Discutir e aplicar as tecnologias para um melhor desempenho, tanto no processo de estabilização (com ou sem remoção dos rejeitos existentes na estrutura), quanto na devolução final da estrutura ao meio ambiente;
- Aplicar a legislação na elaboração, na criação e na implementação de projetos sob a perspectiva geotécnica.
Este curso foi desenvolvido para atender às necessidades e demandas dos profissionais que trabalham como:
- Gestores – Aqueles que gerem projetos de descaracterização de estruturas de mineração;
- Geólogos, engenheiros de minas e engenheiros geotécnicos – Aqueles que trabalham diretamente no acompanhamento técnico de obra (ATO) e no desenvolvimento de projetos de descaracterização e descomissionamento;
Alexandre Schuler
Mestre em Eng. Civil, área Geotecnia pela Coppe/UFRJ e aluno de doutorado na PUC-Rio na mesma área. Engenheiro Civil, formado pela Universidade Federal do Rio Grande.
Atua no mercado de mineração, infraestrutura e geotecnia em geral, tendo atuado em obras/projetos/consultorias de rodovias, ferrovias, túneis, barragens, mineração, aterro sobre solos moles, contenções, fundações, dragagem e estaleiros e obras portuárias em geral. Atualmente é sócio-diretor da empresa GTK – Geotechnik Engenharia e Consultoria, Gerente de Geotecnia na maior mineradora de bauxita da América Latina, onde é responsável técnico e legal, RTFE – GISTM (Responsible Tailings Facility Engineer) pela operação, manutenção, inspeção e monitoramento, além de ser o Coordenador do PAEBM de 26 barragens de mineração. Também professor em 3 cursos de pós-graduação, sendo dois voltados para segurança de barragens.
Amadeu Venturin
Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Viçosa (2013-2018), mestrado em Engenharia Civil com ênfase em Geotecnia na mesma instituição (2019-2021). Atualmente é Engenheiro geotécnico na TRACTEBEL.
Possui experiência em atividades de pesquisa relacionadas à análise tridimensional de estabilidade de taludes na UFV em 2018. Atualmente, está realizando pesquisa de mestrado na análise de percolação de pilhas de rejeitos filtrados. Desempenha o cargo de engenheiro geotécnico, com foco em projetos de geotecnia aplicados à mineração e setor energético.
Michelle Braga
Bacharel e Mestre em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Ouro Preto. Especialista em Engenharia Geotécnica pela PUC (em andamento). Possui linha de pesquisa e experiência profissional direcionada a legislações aplicáveis a barragens de mineração.
Atuou em projetos voltados à gestão de segurança e emergência de barragens dos setores de mineração, indústria, geração de energia e abastecimento de água. Participou de ações de engajamento social e da condução de treinamentos/simulados voltados às diversas partes interessadas inseridas no contexto de barragens. Especializou-se na elaboração, implantação e avaliação de conformidade e operacionalidade de planos de ação de emergência. Possui ampla experiência e domínio na gestão e atendimento a requisitos legais voltados a planos de ação de emergência, bem como interfaces junto a Defesa Civil, ANM, órgãos ambientais, Ministério Público, auditoras, entre outros.