Curso de Curta Duração Presencial
Curso Investigações Geológico-Geotécnicas Aplicadas à Mineração
Horário das aulas:
09:00 às 12:00h – Pausa para Almoço – 13:00 às 18:00h
Neste curso você encontrará a possibilidade de compreender a importância do papel das investigações geológico-geotécnicas em projetos, considerando as distintas fases de vida desses.Os alunos terão contato com projetos reais e que serão apresentados com fundamentos teóricos aliados às melhores práticas de engenharia, tudo isso com o professor Márcio Leão.
- Introdução – Barragens, Pilhas e projetos geotécnicos mineiros;
- Projeto e planejamento das investigações in situ;
- Estudos prévios e estratégias executivas;
- Aplicações gerais da investigação Geotécnica.
- Introdução – o que é sondagem;
- Métodos, técnicas e equipamentos de sondagem;
- Métodos diretos e indiretos de investigação;
- Testemunho de sondagem: definição e importância.
- Técnicas de amostragem;
- Amostradores geotécnicos;
- Ensaio NSPT : método, interpretação, correção da energia e correlações;
- Ensaios de permeabilidade (Lefranc e Lugeon) em furos de sondagem e interpretação.
- CPT e CPTu;
- Vane Shear Test (VST);
- (PMT)
- (DMT)
- Procedimentos e interpretação dos métodos semi-diretos
O crescimento acelerado da população exige, não apenas, que o meio ambiente se adapte às novas solicitações impostas como a infraestrutura acompanhe essa demanda. Entre Idealizar e executar um projeto, muitos estudos técnicos são fundamentais para que o conhecimento integrado em todas as suas instâncias, colabore para o sucesso de uma obra. Será que assim conseguiríamos prever o antes, o durante e o depois?
Infelizmente, os materiais geológicos (solos, sedimentos e rochas), não são passíveis de serem controlados. A cada dia existem softwares e modelos matemáticos que buscam a previsão mais realística possível do comportamento desses materiais quanto às solicitações impostas. Existe um limiar entre o empirismo e a realidade, explicado pelas propriedades intrínsecas desses materiais geológicos. Apesar de muitas técnicas disponíveis e praticadas ao melhoramento das características desses materiais, é fundamental que se compreenda a evolução desse processo frente às solicitações impostas em obras de engenharia. Hoje um talude está estável, mas e amanhã? Essa pergunta deve ser replicada às diversas obras. Como poderíamos prevenir e mitigar riscos?
Atualmente há distintos métodos de sondagem e investigação geotécnica, cada qual com características distintas, trazendo resultados específicos. Ao realizar a sondagem do local, o profissional obtém informações relacionadas aos perfis geológicos existentes (identificação de solos e sedimentos, das rochas e do nível d’água). A geotecnia contempla as sondagens com informações relacionadas à qualidade da obra ou da estrutura a ser realizada, trazendo dados sobre a resistência, a deformação e a capacidade drenante do material, além de anomalias que podem acontecer naquele solo com aquela construção.
16 horas/aula
Sendo que além de aulas expositivas com conteúdo técnico teórico teremos apresentação de exemplos práticos e estudos de casos reais para discutir.
- As teorias e importância das Investigações geológico-geotécnicas em projetos de engenharia;
- A interpretação de ensaios in situ aplicados às melhores práticas da engenharia;
- O papel das investigações geológico-geotécnicas na prática;
- A construção de uma visão detalhada dos trabalhos de campo, métodos e cuidados no dia a dia na praça de sondagem;
- A compreensão do que fazer, por que fazer e como fazer;
- A decidir qual método é mais indicado, a fim de promover operações rigorosas, objetivas, eficazes e fidedignas.
Este curso foi desenvolvido para atender às necessidades e demandas dos profissionais que trabalham como:
- Gestores – Aqueles que atuam em projetos que necessitam de investigações geológico-geotécnicas de campo, ou mesmo que atuem na gestão de empresa de sondagens;
- Geólogos, engenheiros de minas e engenheiros geotécnicos – Aqueles que trabalham diretamente no acompanhamento técnico de obra (ATO) e no desenvolvimento de projetos que necessitem a execução de investigações geológico-geotécnicas;
- Técnicos, sondadores, fiscais de sondagem e auxiliares- Aqueles que buscam aliar o conhecimento à prática profissional;
Márcio Leão
Sou Pós-Doutor em Geotecnia pela UFV, Doutor em Geologia de Engenharia pela UFRJ, Mestre em Geotecnia pela UERJ, Mestre em Geologia de Engenharia pela UFRJ, possui MBA em Gestão de Projetos e MBA em Gestão do Agronegócio pela USP e, Bacharel em Geologia pela UFRJ
Sou Geólogo-Geotécnico com mais de 15 anos de experiência em de obras de arte de engenharia civil e mineração, nacionais e internacionais. Sou Geólogo-Master e Gerente de Projetos de Mineração da Tractebel com forte atuação em projetos de barragens, empilhamentos de rejeito e/ou estéril e cavas de mineração. Sou Docente de cursos de Graduação e Pós-graduação, ministrando disciplinas das áreas de Geociências e Engenharia Civil. Dentre as publicações técnicas, possui 11 livros e 29 capítulos. Sou Pesquisador Colaborador da UFV, atuando nas áreas de Geologia de Engenharia e Geotecnia, com ênfase em Mecânica das Rochas, Mecânica dos Solos e Investigações Geológico-Geotécnicas. Sou Membro de Comissões Técnicas da ABNT, de Corpos Editoriais de Periódicos Nacionais e Internacionais, bem como Revisor Ad hoc.