Curso de Curta Duração Presencial
Curso Avançado de Projeto Mineral
do Modelamento Geológico 3D, Estimativa de Recursos ao Planejamento de Lavra
Horário das aulas:
09:00 às 12:00h – Pausa para Almoço – 13:00 às 18:00h
Desenvolver um projeto mineral desde a validação e importação de um banco de dados até a entrega da cava. Modelagem Geológica Implícita 3D na prática com modelos complexos para estimativa de recursos e elaboração de planos de lavra de acordo com as melhores práticas auditáveis, tudo isso com o Professor Edmo Rodovalho e a Professora Marcela Tainã.
- O que é um modelo?
- A importância da geologia histórica;
- tipos de jazimentos minerais; variabilidade de jazidas; métodos de amostragem;
- Composição do dataset de modelagem; tipos de modelo geológico; ferramentas existentes no mercado;
- Por que Modelagem Implícita?
- A importância da Geologia Estrutural, tipos de estruturas; integração das estruturas ao modelo geológico;
- Modelos geológicos e suas fases (exploração, curto, médio e longo prazo);
- Introdução e apresentação de conceitos de recursos e reservas conforme CBRR. – 1 hora (Teoria);
- Apresentação do projeto mineral que será avaliado durante o curso – 1 hora (Prática).
- Estatística descritiva, distribuições teóricas, regressões lineares simples e múltiplas – 1 hora (Teoria);
- Declusterização, regularização de amostras e análise de outliers (Capping) – 1 Hora (Prática)
- Conceitos Básicos: 1 hora (Teoria);
- Tipo de anisotropia: 1 hora (Teoria);
- Mapa variográfico no Micromine: 1 hora (Prática);
- Investigação variográfica no Micromine: 2 hora (Prática)
- Validação Cruzada no Micromine: 1 hora (Prática);
- Conceitos Básicos: 2 horas (Teoria);
- Exercícios Práticos no Micromine (Prática):
- Elipsóide de busca: 1 hora (Prática);
- Modelo de blocos: 1 hora (Prática);
- Estimativas de teores por métodos geoestatísticos no Micromine (krigagem Ordinária): 1 hora;
- Validação, Cubagem de teores e discussão sobre os resultados obtidos – 1 hora (Prática).
- Fatores de confiabilidade e Fatores modificadores
- Princípios e regras
- Calculo de recursos
- Classificação de recursos (somente conceitos básicos)
- Definição dos limites de lavra (Conceitos básicos);
- Revisão dos métodos manuais para definição dos limites de lavra;
- Exercícios e exemplos de definição dos limites de lavra;
- Metodologia de otimização da cava (Algoritmo de Lerchs-Grossmann)
- Avaliação de cenários econômicos e operacionais aplicados a um projeto de mineração;
- Estudo de caso
- Conceitos básicos de design de mina;
- Seleção de equipamentos de mineração;
- Aspectos geométricos da lavra por bancadas;
- Aplicações práticas de parâmetros operacionais em ferramentas de design de mina;
- Operacionalização de projetos de mineração (Atividade prática aplicada a cava ótima gerada no dia anterior).
- Estudo de caso
- Alocação de pilhas de estéril em projetos de mineração (Tipos de pilhas de estéril);
- Conceitos básicos de design de pilha de estéril;
- Atividade prática: Projeto básico de estradas aplicadas a mineração;
- Estudo de caso: projeto conceitual de uma pilha de estéril para a mina de cobre avaliada no dia anterior.
- Análise dos sólidos de lavra, superfícies, limites e relatórios;
- Cálculo da distância média de transporte (DMT) aplicada a geometrias de longo e curto prazo;
- Avaliação de diferentes cenários econômicos e operacionais
- Impacto da DMT no dimensionamento de frotas.
- Estudo de caso.
O conteúdo teórico parte do conceito de recurso e reserva, a diferença entre recurso medido, indicado e inferido, bem como os métodos para o modelamento geológico e a estimativa de recursos, de acordo com os códigos canadense e australiano (JORC e NI 43-101), debatendo também os procedimentos que vêm sendo adaptados à realidade da indústria nacional. Com base nesses modelos, o curso apresenta os principais conceitos e técnicas para elaboração de planos de lavra de longo prazo e design de mina. O programa visa abordar um projeto de mineração desde a pesquisa mineral, estimativa de recursos minerais, passando pela modelagem e discretização de zonas mineralizadas em modelos de blocos até a operacionalização de planos de exaustão.
Após a introdução teórica, é mão na massa nas aulas práticas de modelamento, banco de dados, geoestatística e planejamento de lavra com o MicroMine. Tais conhecimentos podem ser aplicados para modelamento geológico, estimativa de recursos e planejamento de lavra de diversas substâncias minerais, fornecendo um conhecimento técnico qualificado para uma maior gestão e exploração dos ativos minerais.
40 horas/aula, sendo 16 horas de aulas expositivas com conteúdo técnico teórico 24 horas de aulas práticas no software com o desenvolvimento de um estudo de caso.
O material didático é constituído a partir dos mais recentes desenvolvimentos na tecnologia de Modelagem Geológica, integrando os conceitos teóricos nos quais se embasam de acordo com as melhores práticas auditáveis para Estimativa de Recursos. Por conseguinte, serão abordos cenários de design de mina, infraestrutura e gestão de operações. Todo material digital como apostilas e materiais suplementares são compartilhados antecipadamente com os alunos para poderem se preparar adequadamente para os debates e aulas práticas.
Para fazer este curso é necessário ter um notebook com os seguintes requisitos mínimos:
- Processador Intel i7 ou i5 de Terceira Geração (ou AMD equivalente) para cima, pelo menos 8GB de RAM e 30GB livres no disco de armazenamento.
- Este curso aborda conceitos e metodologias de modelamento geológico de jazidas, de acordo com os principais códigos de mineração do mundo, como o JORC (Austrália), NI-43-101 (Canadá) e o CBM (Brasil).
- Iremos desenvolver modelos geológicos rápidos, complexos e robustos para estimativa de recursos e para renfatiza a importância de dominar esse conteúdo e ganhar capacidade profissional e de produção, além de visibilidade na carreira.
- Destacamos a importância de ter uma visão sistêmica sobre engenharia e gestão para obter previsibilidade, segurança e redução de custos na operação, bem como a visão operacional e econômica de planos para projetos de pequeno, médio e grande porte.
- Além disso, o treinamento enfatiza a importância de conhecer os processos mais inovadores e as ferramentas especializadas alinhadas aos desafios da mineração do século XXI, bem como as principais técnicas para elaboração de planos de lavra de longo prazo e design de mina.
- Por fim, você irá ter a oportunidade de trocar experiências com professores especializados e profissionais do setor, fazendo conexões estratégicas para a carreira.
O curso em questão foi elaborado com o objetivo de atender às necessidades de aprimoramento de conhecimento de geólogos, engenheiros de minas, tecnólogos em mineração e técnicos em mineração e geologia. O público-alvo desse treinamento busca se especializar em modelamento geológico, estimativa de recursos e planejamento de lavra, e também se iniciar no uso do software MicroMine, um dos mais requisitados no setor mineral em todo o mundo.
Marcela Tainã
Membro do Australian Institute of Geoscientists AIG. Bacharel em Geologia (USP), é especialista em Amostragem, QA/QC e Avaliação de Recursos.
Participou como CP/ QP e implementação de programas de QA/QC (Quality Assurance and Quality Control) em projetos de grandes players nacionais. Vasta experiência também em modelamento geológico e Geometalurgia.
Edmo Rodovalho
Doutor em Engenharia Mineral pela USP, Mestre em Engenharia Mineral pela UFOP e Engenheiro de Minas pela Escola de Minas de Ouro Preto.
É Professor adjunto na Universidade Federal de Alfenas onde é titular das disciplinas de Projetos de mineração, Lavra a céu aberto e Geoestatística. Atua como pesquisador no Núcleo de Pesquisa para Mineração Responsável da USP (NAP.Mineração). Pós-doutorado em Engenharia Química (Desenvolvimento de tecnologias wasteless aplicadas ao planejamento de lavra) pelo PQI / EP / USP concluído em 2019. Pós-doutorado em Engenharia Mineral (UFMG / Politécnica de Montreal – Canadá) – 2022 / 2024