Curso de Curta Duração Presencial
Curso Banco de Dados para Geociências
Horário das aulas:
09:00 às 12:00h – Pausa para Almoço – 13:00 às 18:00h
Treinamento em criação e gerenciamento de Banco de Dados de Geociências, com foco em atender às necessidades de cada empreendimento e em análises de dados históricos e auditorias, tudo isso com as professoras Marcela Tainã e Fernanda Nishiyama.
- O que é SGBDR?
- Para que serve um SGBDR;
- Como funciona.
- Software e Hardware;
- Administrador;
- Coletores;
- Clientes.
- Principais comandos para criação de um Banco de Dados relacional;
- Principais comandos e operadores para consulta.
- Dados obrigatórios;
- O que pode dar errado.
- As tais boas práticas;
- PDCA;
- Procedimento, Treinamento, Documento.
- Estudo de casos;
- O que deu errado efetivamente;
- Organizando a casa.
- Disciplinas;
- Ciclo da mina;
- Reconciliação: soma de bancos, soma de erros;
- Auditoria.
Através de recursos web e softwares oficiais gratuitos, você desenvolverá uma mente sistêmica para entender o processo de construção de um banco de dados relacional e conhecerá o papel de cada agente que se utiliza do banco de dados. Ainda, apresentaremos os dados geocientíficos básicos obrigatórios que compõem um banco de dados que alimenta a cadeia produtiva de Recursos e Reservas de uma companhia.
Na segunda etapa, abrangeremos os conceitos de um gerenciamento eficiente do sistema de Banco de Dados para Geociências, bem como a importância dos dados históricos do empreendimento. Por fim, a percepção macro da cadeia de Recursos e Reservas faz-se necessária: onde a qualidade dos dados influencia nas tomadas de decisão de um empreendimento mineiro.
24horas/aula, sendo 18 horas de aulas expositivas com conteúdo técnico teórico 6 horas de aulas práticas no aplicativo com o desenvolvimento exercícios práticos.
- Os principais conceitos e metodologias de modelagem de banco de dados relacional;
- Quem é quem dentro de um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados
- Linguagem SQL;
- Dados básicos obrigatórios para a construção de um banco de dados geocientíficos, base para Recursos e Reservas;
- Conhecer os elementos para um gerenciamento eficaz do Sistema de Banco de Dados para Geociências;
- Compreender a real importância dos dados históricos, que fornecem informações mesmo que incompletos;
- Conhecer os principais conceitos e técnicas para auditoria de dados;
- Os principais conceitos sobre a área de dados, de acordo com os principais códigos de mineração do mundo: JORC (Austrália), NI-43-101 (Canadá) e o CBM (Brasil);
- Ganho de capacidade profissional e de produção e visibilidade para sua carreira dominando um conteúdo que é certamente um diferencial competitivo;
- Além de tudo, trocar boas experiencias com professores que são referência no setor, profissionais de várias regiões do país e fazer conexões estratégicas para carreira.
Este curso foi desenvolvido para geólogos, engenheiros de minas, tecnólogos em mineração e técnicos em mineração e geologia que atuam na área e desejam aprofundar seus conhecimentos em gerenciamento de sistema de banco de dados para Geociências.
Marcela Tainã
Membro do Australian Institute of Geoscientists AIG. Bacharel em Geologia (USP), é especialista em Amostragem, QA/QC e Avaliação de Recursos.
Participou como CP/ QP e implementação de programas de QA/QC (Quality Assurance and Quality Control) em projetos de grandes players nacionais. Vasta experiência também em modelamento geológico e Geometalurgia.
Fernanda Nishiyama
Bacharel em Geologia pela USP, trabalha há mais de 20 anos com dados e processos na indústria mineral
Sólido conhecimento em Monitoramento e Controle de Áreas e Direito Minerário e vasta experiência em implementação de Sistemas de Banco de Dados Geocientíficos bem como dados ambientais.