Serra de Ouro Branco

Serra de Ouro Branco – MG

A Serra de Ouro Branco está localizada no município de mesmo nome, Ouro Branco, no estado de Minas Gerais. Historicamente, a região de Ouro Branco é conhecida por ricos depósitos minerais desde o século 18, que incluem ouro, diamantes e outros minerais.


Assim como em muitos lugares no mundo, o ouro nesta região é associado à formação de veios de quartzo.

A descoberta do metal precioso iniciou por Itaverava, e se estendeu pelas cidades próximas, formando uma ampla região aurífera que inclui as cidades de Ouro Preto e Mariana.

Mas Ouro Branco não se destacou na produção de ouro, visto que suas ocorrências eram menos importantes que as de Ouro Preto.
No entanto, Ouro Branco se tornou um importante ponto de parada para os viajantes que vinham do sul, pois era o último povoado antes de chegar à Ouro Preto.
A Serra de Ouro Branco é parte de um alinhamento de serras com altitudes entre 1300 e 1600m, que compõe o contorno do Quadrilátero Ferrífero: a Serra de Ouro Branco é o alinhamento sul, a Serra do Curral cobre a parte norte, a Serra da Moeda é o contorno oeste, e a Serra do Caraça e parte da Serra do Espinhaço formam o alinhamento oeste. As serras são em grande parte sustentadas por quartzitos e itabiritos.
As rochas da Serra de Ouro Branco são antigas, pré-cambrianas.

São principalmente rochas compostas principalmente por quartzo, feldspato e mica, e foram formadas pela transformação (metamorfismo) de rochas sedimentares.
As rochas da Serra de Ouro Branco estão no Grupo Itacolomi (Proterozoico), o mesmo encontrado no Pico do Itacolomi, em Ouro Preto. Os quartzitos superiores (metarenitos, metaconglomerados e filitos) estão no topo do empilhamento de rochas de origem sedimentar do Supergrupo Minas.