No mundo de hoje, toda nossa tecnologia é fundada na mineração.
Por isso, esta atividade é essencial para a humanidade. Por outro lado, o local onde a mina é instalada sofre diversos impactos, bons e ruins.
Quem são as pessoas impactadas?
Quem lucra com a instalação de uma mina?
Claro que o primeiro impacto econômico positivo imaginado de uma mina são os lucros para os proprietários da mina. O que não é sabido, ou não é lembrado de primeira, é o fato de que uma empresa que gera lucros também paga impostos, taxas, salários, e inúmeras outras despesas, além da responsabilidade pelo impacto ambiental.
Colocando no papel, nem tudo são flores. Além disso, há um longo período de tempo (anos ou décadas) de investimentos substanciais e esforços realizados até a mina começar a produzir.
A extração mineral inevitavelmente gera perturbações sociais e ambientais, que muitas vezes são subjetivas.
Existem diversos tipos de impactos negativos ambientais, como poluição, poeira e ruídos. Ainda, alguns tipos de atividades irão ser afastados, como criação de animais, turismo baseado em paisagens naturais e outras atividades recreativas, por exemplo.
Em operações de mineração em grande escala, é possível que algumas atividades econômicas locais sejam afastadas, aumentando os salários e os preços em geral.
Mas diversos tipos de pessoas são impactadas positivamente com a instalação de uma mina. O estado recebe principalmente impostos e taxas diversas, o que fomenta o desenvolvimento econômico da sociedade em geral.
Muitos empregos são gerados para compor a mão de obra de uma mina, então os salários pagos fomentam o desenvolvimento econômico das comunidades.
Além disso, diversos outros tipos de empregos específicos são criados, como para engenheiros, técnicos e especialistas da mineração.
Uma mina também possui fornecedores, dentro de uma ampla gama de insumos e serviços. Então a atividade também traz diversos tipos de contratos.
O comércio nos arredores também pode se beneficiar com o aumento da demanda por serviços variados, como lojas, restaurantes, hotéis, etc.
Um estudo detalhado realizado na Suécia indicou a geração de 30 a 120 empregos adicionais para cada 100 empregos diretos na mina.
No Brasil, como o mercado de emprego tem maior diversidade, é possível que o número seja muito maior.
Como um último exemplo, podem haver ainda outros beneficiados na área da pesquisa mineral, pois as empresas podem também atuar como financiadores de pesquisa em escolas e universidades, por exemplo.
Com isso, percebemos que existe um balanço entre impactos positivos e negativos associados a uma mina.
Muitas vezes, a aceitação da instalação da atividade mineira depende do balanço entre o contexto ambiental, o tipo de minério e as técnicas de extração mineral.
Hoje em dia, são considerados diversos fatores e as opiniões das partes interessadas antes da instalação de uma mina.
Diversos especialistas fazem avaliações de impacto ambiental e social, e podem orientar sobre o melhor cenário e também irão fornecer estratégias de mitigação de impactos negativos apropriadas para cada caso.
Todo o processo é baseado na legislação ambiental existente.
Além disso, o papel das comunidades locais se torna cada dia mais influente, graças ao crescente foco da indústria no desenvolvimento sustentável.