Há diferentes tipos de ligas de ferro-cromo. Estas são utilizadas, por exemplo, na fabricação de aço inoxidável e aços especiais.
Historicamente, profissionais das ciências dos materiais e historiadores consideram o aço cromo como uma invenção do século XX.
No entanto, desde 2020, descobriu-se que o aço cromo foi fabricado pela primeira vez na Pérsia. Isto é quase um milênio antes do que se pensava antes.
A evidência mais antiga do melhoramento da liga de aço pela adição intencional de Cromo foi encontrada em Chahak, no sul do Irã, como indica o artigo do Journal of Archaeological Science que explica a descoberta.
O local foi encontrado a partir do estudo de vários manuscritos persas da Idade Média, que levaram os pesquisadores a encontrar o sítio arqueológico.
A evidência data do século 11 dC.
Dos manuscritos persas estudados, o ‘al-Jamahir fi Marifah al-Jawahir’ (‘Um Compêndio para Conhecer as Joias’) fornece uma receita conhecida para fabricação de aço cadinho.
O texto foi escrito pelo persa Abu-Rayhan Biruni, que também contribuiu de forma significativa para os estudos de classificação de minerais.
Chahak é descrito como um centro de produção de aço em alguns manuscritos (século 12 ao 19). O local foi bem difícil de encontrar, pois hoje em dia existem muitos lugares com este nome.
Mas, neste sítio arqueológico, foram encontradas evidências de fabricação de aço cadinho.
As escavações encontraram escória do cadinho antigo, onde haviam resíduos de carvão. Por isso, foi possível realizar a datação por carbono, o que forneceu uma faixa de idade entre os séculos 10 e 12 d.C.
Além disso, a análise detalhada da escória com microscópio eletrônico de varredura identificou cromita mineral no material.
A análise química de partículas de aço encontradas na escória indicou de 1% a 2% de cromo por peso.
O cromo adicionado à receita descrita por Abu-Rayhan Biruni aumenta a resistência e a temperabilidade do aço, o que beneficia a fabricação de ferramentas, por exemplo.
Esta melhoria só foi novamente registrada no final do século 19 e início do século 20.