O que é Recurso e/ou Reserva Mineral?

A gestão adequada dos Recursos e Reservas Minerais é essencial para empresas de mineração, uma vez que eles representam seus principais ativos. Desde a fase de exploração até a produção, a maneira como são gerenciados influencia diretamente as decisões de investimento e, consequentemente, os resultados do negócio.

Na indústria da mineração, a vida útil de muitos ativos é determinada pela expectativa de vida da mina (ou seja, sua reserva mineral), e não pela vida econômica do ativo.

Mas afinal, o que é um Recurso Mineral?

Definição de Recurso Mineral (2014 CIM Definition Standards)

Recurso Mineral é uma concentração ou ocorrência de material sólido de interesse econômico dentro ou na superfície da crosta terrestre onde forma, teor ou qualidade e quantidade apresentam perspectivas razoáveis de extração econômica.

A localização, quantidade, teor, características geológicas e continuidade de um Recurso Mineral é conhecido, estimado ou interpretado a partir de evidências e conhecimentos geológicos específicos.

Pela ordem de confiança geológica crescente, os Recursos Minerais são subdivididos em: Inferidos, Indicados e Medidos.

A processo de conversão Recursos Minerais em Reservas Minerais envolve a avaliação técnico-econômica da viabilidade do projeto.

As informações e dados que condicionam a viabilidade do projeto são chamados de fatores modificadores da Reserva.

Os fatores modificadores são resultado de diferentes tipos de estudos técnicos, em função do nível de precisão: Conceitual, Pré-viabilidade e Viabilidade.

A conversão dos Recursos a Reserva envolve um esforço importante na identificação e diminuição do grau de incerteza das informações utilizadas na estimativa dos fatores modificadores.

E Reserva de Minério, o que é?

Reserva Mineral corresponde àquela parte do depósito mineral que pode ser tecnicamente, economicamente e legalmente extraída, no momento da determinação da Reserva e é classificada, em ordem crescente de confiança, em Prováveis e Provadas.

O termo ‘Reserva Mineral’ não precisa necessariamente significar que as instalações de extração estão instaladas ou operacionais ou que todas as aprovações governamentais foram recebidas, porém significa que existem expectativas razoáveis de que elas sejam obtidas.

As estimativas de Reservas Minerais devem possuir um alinhamento adequado entre a qualidade das informações utilizadas, os estudos técnicos realizados e o reporte do QP.

Os riscos associados com cada um dos fatores modificadores devem ser reportados de maneira transparente e completa para que o investidor possa se formar uma correta imagem do ativo mineral.