Magnésio, o quarto mineral mais abundante no nosso organismo, e o segundo mais importante pois ele participa de mais de 300 reações metabólicas.
Ele age na metabolização da glicose e em outros processos de produção de energia. Além disso, atua na formação da estrutura óssea, na síntese de DNA, RNA e glutationa, principal antioxidante no combate aos radicais livres e recuperação celular.
O magnésio é importante para regulação neurológica.
Os níveis adequados de magnésio trazem diversos benefícios para saúde, segue alguns:
Saúde cardiovascular
Manejo do diabetes tipo II – reduz a resistência à insulina e melhora indicadores de controle glicêmico.
Enxaqueca – atua na prevenção e tratamento da enxaqueca e pode agir por mecanismos vasculares e neurogênicos.
Alivia azia e má digestão – responsável pela ativação e regulação de enzimas digestivas.
Qualidade sono – aumenta o tempo e eficiência de sono, importante na produção e nos níveis de melatonina – hormônio importante para a boa qualidade do sono. Auxilia na redução nos níveis de cortisol, hormônio relacionado ao estresse.
Alívio do estresse, ansiedade e depressão – Participa na produção da serotonina um neurotransmissor que ajuda a reduzir a ansiedade e que contribui para o bem-estar físico e mental.
A deficiência do magnésio pode ocasiona prejuízo a saúde como: Insônia, espasmos e caibras, arritmias cardíacas, depressão, irritabilidade, ansiedade e nervosismo.
Existem diversas formas de suplementação de magnésio, cada uma com suas caraterísticas e ação especifica.
- Hidróxido e oxido de magnésio popularmente conhecido como leite de magnésio – tem ação laxativa
- Magnésio dimalato – ajuda no tratamento da fibromilagia
- Magnésio treteonato – saúde neurológica pois atravessa a barreira hematoencefálica
- Magnésio bisglicinato ou magnésio quelato
Assim como a deficiência o excesso de magnésio no organismo pode ocasionar a hipermagnesemia condição grave que leva sintomas como: Fraqueza muscular, pressão arterial baixa, comprometimento da respiração.
No nosso dia a dia encontramos magnésio nas sementes; leguminosas; cereais integrais; abacate; banana; castanha de caju, espinafre, salmão selvagem e aveia
Assista ao vídeo!