The Gold Rush

O melhor filme de Charles Chaplin, segundo ele próprio, foi o filme “The Gold Rush”, lançado em 1925.

Charles Chaplin, considerado um dos maiores gênios do cinema, produziu e atuou esta obra-prima do cinema, que homenageia a corrida do ouro do Klondike (1896-1899). 

Este evento histórico causou uma migração em massa de garimpeiros de todos os tipos, dos Estados Unidos para o Alasca, em busca de ouro.

Em “The Gold Rush”, o vagabundo mais amado do mundo é mais um americano que vai se aventurar como garimpeiro nos depósitos de ouro do Alasca, e encara diversos tipos de desafios.

Em sua genialidade, o autor, diretor e protagonista Chaplin representa, de maneira suave, mas com grande dose de realidade, as dificuldades enfrentadas por milhares de pessoas que seguiram na jornada pelas montanhas geladas.

Este filme de Chaplin é considerado o melhor ou um dos seus melhores filmes, pois, apesar dos efeitos cômicos, não deixa de colocar aspectos da realidade dos garimpeiros na época.

Além disso possui cenas icônicas como, por exemplo, a cena onde Chaplin cozinha e come o próprio sapato junto com um companheiro de viagem, representando a fome extrema dos viajantes durante a corrida do ouro.

Este filme contém também uma inesquecível cena romântica, em que ele faz uma dança com pãezinhos sobre a mesa.

Dizem que nos anos 20, a cena era considerada tão hilária que os operadores do cinema paravam a reprodução da fita e voltavam a cena para divertir o público.