Por que os auditores iniciam os trabalhos pelo banco de dados?

Para ajudá-los a responder essa questão é importante que tenham em mente o que é banco de dados, o que são dados, o que é informação e o que é auditoria.

Um banco de dados é um sistema organizado de armazenamento de informações que permite a manipulação e recuperação de dados de forma eficiente.

É amplamente utilizado em diversas áreas, como negócios, ciência, tecnologia e governança, para gerenciar grandes volumes de informações de forma segura e confiável.

A estruturação adequada do banco de dados é fundamental para garantir a integridade e consistência dos dados, bem como para otimizar a velocidade de acesso às informações.

Além disso, o banco de dados pode ser integrado com outros sistemas para fornecer informações valiosas e insights para tomada de decisões estratégicas.

Os dados são atributos que podem ser atribuídos a algo e não necessariamente precisam ser valores numéricos.

Eles podem ser, por exemplo, uma litologia ou uma posição.

Os dados podem ser medidos ou atribuídos por alguém. No entanto, é importante lembrar que dados isolados não transmitem conhecimento.

A informação é definida como dados que foram processados, organizados e analisados.

Já o conhecimento ou produtos relacionam-se a informações úteis adquiridas por meio da aprendizagem e experiência.

É importante distinguir entre os conceitos para uma compreensão precisa e efetiva no uso dessas ferramentas.
Existem vários tipos de auditorias, mas basicamente, elas são análises sistemáticas das atividades de uma empresa ou setor para verificar se estão em conformidade com as diretrizes planejadas, se foram implementadas com eficácia e se os produtos gerados são adequados.

As auditorias são ferramentas de controle para processos ou empresas. Diante dessas definições, é possível concluir que as auditorias devem ser realizadas nos dados, já que eles são a base para as informações, produtos e decisões em uma empresa.