Mina da Passagem Ouro Preto/Mariana

A Mina da Passagem, localizada nas cidades de Ouro Preto e de Mariana, foi uma das mais produtivas minas de ouro da região, e foi explotada até a década de 70.

Ouro Preto e Mariana estão entre as cidades mais relevantes do “Ciclo do Ouro” no Brasil no século 18.

Estima-se que estas cidades tenham contribuído com cerca 700 toneladas de ouro, aproximadamente 50% do ouro produzido neste período no mundo.

Na região ocorre o itabirito, uma formação ferrífera bandada (BIF). Este é um minério de ferro, mas que também está associado à ocorrência de ouro.

Além do itabirito, o ouro era retirado da jacutinga, das cangas ferro-auríferas, e mais tarde de quartzitos, de xistos grafitosos e de dolomitos.

Durante a visita à Mina da Passagem, é possível descer de forma tranquila através de um antigo carrinho de transporte, utilizado pelos mineiros há cerca de 200 anos.

Os túneis vão desde Mariana até a entrada de Ouro Preto.
Dentro da mina, há um pequeno altar em referência à Santa Bárbara, a padroeira dos mineradores.

Também é possível ver lagos translúcidos o interior da mina, formados desde a parada do bombeamento de água utilizado na mineração.

Apesar de lindos, os lagos são contaminados pela atividade de mineração com arsênico, então a água deste local não deve ser ingerida.

Mas é permitida a visitação de mergulhadores dentro das águas claras, onde há equipamentos abandonados do antigos mineradores.