O primeiro engenheiro: John Smeaton – Notável Engenheiro Civil e Mecânico

John Smeaton (8 de junho de 1724 – 28 de outubro de 1792) é um renomado engenheiro civil e mecânico.

Ele é conhecido como o “pai da engenharia civil” e o Patrono da Engenharia. Smeaton é responsável por muitos projetos notáveis, incluindo pontes, canais, portos e faróis.

Sua contribuição para a redescoberta e desenvolvimento do cimento moderno foi impressionante, identificando os requisitos de composição necessários para obter “hidraulicidade” na cal.

Esse trabalho levou finalmente à invenção do cimento Portland.
A influência de Smeaton impulsionou o ressurgimento do concreto como um material de construção moderno.

Smeaton é responsável pelo projeto do terceiro farol de Eddystone (1755-1759), que foi recomendado pela Royal Society.
Ele foi pioneiro no uso de ‘cal hidráulica’ e desenvolveu uma técnica que envolveu blocos de granito articulados na construção do farol.

Seu farol permaneceu em uso até 1877, quando a rocha subjacente às fundações da estrutura começou a sofrer erosão. Foi desmontado e parcialmente reconstruído em Plymouth Hoe, onde é conhecido como Torre de Smeaton.

Smeaton realizou muitos projetos notáveis, incluindo a Ponte Coldstream sobre o rio Tweed (1763-66), a melhoria da navegação do rio Lee (1765-70), a construção do Cais de Smeaton em St. Ives, Cornwall (1767-70) e a concepção da Ponte de Perth sobre o rio Tay em Perth (1766-1771). Ele também construiu o Canal Ripon (1766-1773), entre outros.

Smeaton também aplicou suas habilidades como engenheiro mecânico. Ele desenvolveu uma máquina de água para o Royal Botanic Gardens em Kew em 1761 e um moinho de água em Alston, Cumbria em 1767. Em 1782, ele construiu o Chimney Mill em Spital Tongues em Newcastle upon Tyne, o primeiro moinho de 5 velas na Grã-Bretanha.

Além disso, Smeaton construiu um sino de mergulho em 1789, que utilizava uma bomba de força para manter a pressão e o ar fresco dentro dele. O sino, construído para o projeto da ponte Hexham, foi atualizado em 1790 para permitir que fosse usado debaixo d’água no quebra-mar no porto de Ramsgate.

Smeaton também é conhecido por explicar as diferenças fundamentais e os benefícios das rodas d’água com prognatismo superior e inferior. Ele fez experimentos com a máquina a vapor Newcomen e fez melhorias marcantes na época em que James Watt estava construindo seus primeiros motores.