O desenvolvimento de qualquer estudo geológico de detalhe ou definição de respostas claras e assertivas envolve a elaboração de perguntas certas e claras para não levar a caminhos de divagações e perdas de foco. Um exemplo do caminhar da pergunta é a necessidade de contextualizar a fenomenologia a qual está inserida a pergunta.
O minério ao ser processado dentro de uma planta de beneficiamento, depósito de rejeito, tipo de processamento, pode apresentar desempenhos variados. No entanto, qual era a expectativa e o que foi a realidade quando do seu processamento? Modelos assertivos trazem uma boa aproximação entre expectativa e realidade.
Os planos de lavra são tradicionalmente baseados no teor do minério. No entanto, o teor não é a única característica que pode ser levada em conta para maximizar o desempenho na planta de beneficiamento ou produção de um concentrado. Outros parâmetros precisam ser levados em consideração, incluindo minério e as associações minerais – ganga mineral, textura do minério, grau de fragmentação – moagem, concentração dos componentes metalúrgicos deletérios e outras propriedades que caracterizam o minério.
As variáveis geometalúrgicas incluem qualquer propriedade da rocha que tenha um efeito positivo ou negativo no negócio. Algumas das variáveis geometalúrgicas mais críticas incluem recuperação metalúrgica, moagem, rendimento mássico, consumo energético, mineralogia e teor de materiais deletérios. Por outro lado, outras empresas necessitam de muito mais informações preditivas, como potencial de geração drenagem ácida do estéril e rejeitos, potencial de geração de subprodutos e co-produtos e suas qualidades, britabilidade e moabilidade do minério, dentre outros aspectos que possam ser aplicados na composição dos custos, atratividade do negócio, custos de fechamento de mina e imagem da empresa.
Variáveis geometalúrgicas são tantas quanto são demandadas pelos questionamentos feitos. No entanto, é sempre importante entender qual é a variável que traduz, explica e quantifica o que se quer saber para que o método utilizado seja assertivo e o resultado possa ser aplicado corretamente.