Geometalurgia

A Geometalurgia é uma atividade interdisciplinar que integra geologia, mineração/engenharia geotécnica, metalurgia, economia mineral e parâmetros geoambientais para maximizar o valor econômico do projeto, reduzir o risco, construir resiliência e demonstrar uma boa gestão do recurso. (Dominy et al. 2018).

Então o que nos leva a pensar em geometalurgia?

Nossos dias dentro de uma empresa é repleta de questionamentos, necessidades de tomadas de decisões rápidas, busca de informações futuras das mais variadas naturezas.

Quem de nós já teve alguns questionamentos que foram muito além de teor e tonelagem de minério futuro? Perguntas como essas, nos movem a pensar muito além da nossa caixinha.

Precisamos da estimativa de consumo de explosivos para os próximos 5 anos para uma nova contratação de fornecedor…

O orçamento de manutenção será o mesmo? O minério é o mesmo? No último semestre tivemos de trocar mais revestimento das tubulações…

Nós estamos avaliando o aumento de produção na siderurgia. Vamos dobrar a produção em 2 anos. O minério da área em pesquisa é igual ao da mina em operação? Temos minério para atender essa expectativa?

Depois dos acidentes com as barragens temos que depositar nosso rejeito a seco. E agora, como será o comportamento do nosso rejeito? Podemos usar o mesmo processo aplicado na mineração de minério de ferro?

O minério da frente B, diferentemente da frente A virou “lama” no transporte…. o que é houve?

Os custos operacionais estão se elevando nos últimos 12 meses. Será que existe algo que possamos contribuir para redução dos custos e aumento de produtividade considerando o minério que temos para o futuro?

Assim como essas, centenas de outras perguntas são compartilhadas com o corpo técnico. Nossa função é: vamos pensar, em equipe multidisciplinar sempre, quais são as características dos minérios, como os mesmos se comportam/interverem nas diferentes etapas do processamento mineral, como podemos atuar para responder aos anseios daqueles que nos questionam.