As atuais demandas, como questões comerciais e de consumo, nos últimos 20 a 30 anos, forçaram mudanças na indústria de construção de estradas.
A demanda está mudando para passeios ecologicamente corretos e mais suaves, bem como para estradas que durem mais, sejam adaptáveis a diferentes climas, cargas de tráfego e aplicações de uso final. Fabricantes de pavimentação, empreiteiros e engenheiros tem buscado aprimoramento quanto a tecnologia de pavimentação a fim de se ter métodos mais eficientes e econômicos, com o objetivo de atender a essas demandas.
Por exemplo, as mudanças na mistura de asfalto trouxeram uma nova geração de equipamentos de teste de mistura de laboratório e campo e novas instalações de teste acelerado de pavimento em escala real.
O conjunto de dados resultante é usado todos os dias para tomar decisões de projeto de mistura de pavimento e melhorar o desempenho do asfalto a longo prazo.
Novos equipamentos e pesquisas inovadoras como a reciclagem de pavimentos asfálticos recuperados e utilização de outros materiais industriais ou residuais em pavimentos, se espalharam pela indústria de pavimentação asfáltica, beneficiando o meio ambiente e reduzindo custos.
Por exemplo, a pavimentação infravermelha e eletrônica melhorou a qualidade e a colocação da mistura asfáltica, permitindo uma pavimentação mais rápida, segura e versátil.
As imagens térmicas mais recentes permitem que os empreiteiros de pavimentação construam estradas mais seguras e duradouras que podem lidar adequadamente com as cargas e o volume de tráfego, evitando a baixa qualidade da pavimentação pela temperatura incorreta.
Outra questão importante, quando se trata de pavimentos é a compactação das camadas e subleito. Tradicionalmente, a compactação tem sido uma ciência inexata.
O operador define o padrão do rolo no início do projeto e é verificado por medições de densidade no local.
A responsabilidade do operador é contar passagens e acompanhar partidas e paradas, apresentando riscos de inconsistências devido a erro humano.
Assim, a tecnologia de pavimentação por compactação inteligente ajuda o operador a entender os fatores do local de trabalho que afetam a qualidade e a compactação uniforme.
A intuição e a adivinhação são eliminadas à medida que os operadores usam dados em tempo real.
Os sistemas de controle de compactação montados no equipamento analisam e deduzem quando a compactação está em conformidade com a especificação, garantindo uma cobertura completa e um trabalho eficiente e uniforme.
Outro aspecto é a vibração. As técnicas convencionais de vibração envolvem pesos desequilibrados que direcionam as forças para baixo. A vibração transmitida pode causar danos a estruturas de superfície, edifícios mais antigos, estruturas subterrâneas ou afetar adversamente equipamentos eletrônicos próximos.
Usando oscilação, os empreiteiros podem obter uma boa uniformidade longitudinal sem o risco de ondulação da superfície, mesmo quando a máquina opera em altas velocidades de trabalho. Nesse caso, a oscilação funciona usando excitadores para mover o tambor do equipamento compactador para trás e para frente, minimizando a vibração transmitida.
Outra tecnologia interessante é sobre a cura da textura do pavimento. Essa técnica oferece aos empreiteiros uma excelente precisão de direção nas direções de passadas para frente e para trás, mesmo nas velocidades mais altas necessárias, para garantir resultados uniformes de cura e tingimento, enquanto acelera significativamente o processo de tingimento e cura.
Máquinas espalhadoras modernas equipadas com tecnologia de guia automática controlam a quantidade de concreto derramado na pavimentadora de concreto de forma rápida e uniforme. A forma de deslizamento minimiza os defeitos na superfície do pavimento porque o concreto adensa mais rapidamente do que as formas tradicionais de revestimento, o uso de mão de obra é minimizado, resultando em economia de custos.