Fluidos de perfuração, também denominados de lamas, são misturas complexas utilizadas no processo de perfuração de poços de água e petróleo.
São classificados de acordo com seu principal constituinte, podendo ser base água, óleo e gás ou ar.
Os fluidos de perfuração possuem funções como carreador de fragmentos de rochas gerados pela broca de perfuração, até a superfície do poço, estabilizante das paredes do poço, evitando assim o desmoronamento, limpeza e resfriamento da broca, estabilidade da suspensão quando em repouso, ser inerte ao processo, apresentar baixo grau de abrasão e corrosão frente à coluna de perfuração e equipamentos, dentre outros.
Dentre os insumos utilizados para compor as lamas de perfuração base água, podemos citar as argilas, dentre elas, as que possuem propriedades que contribuem para o escoamento e comportamento adequado da lama, modificando as propriedades reológicas.
Uma das argilas mais utilizadas para este fim, é a bentonita – argila do grupo das esmectitas, composta pelo argilomineral denominado montmorilonita, material originado de alterações de cinzas vulcânicas.
A bentonita é bastante utilizada neste mercado de perfuração, devido seu custo relativamente baixo, além de ser um fluido com baixo impacto ambiental, bem como propriedades físico-químicas únicas, que a torna um material de grande interesse internacional.
É importante lembrar que o fluído a ser utilizado, vai depender das características do poço a ser perfurado, levando em consideração o tipo de rocha a ser perfurada, densidade e diâmetro das partículas, vazão do fluído, temperatura, etc.
Isto está diretamente relacionado à segurança da operação, bem como com a realidade de cada poço.
Ao levar em consideração todos esses parâmetros, é possível conciliar um fluido com bom desempenho/custo benefício e baixo risco de toxicidade.