Com o grande crescimento dos projetos de empilhamento de estéril e rejeito e das tecnologias envolvidas na elaboração desses projetos, as empresas mineradoras buscam, cada dia mais, produtos com elevada qualidade técnica e visual, além da precisão e representatividade dos modelos utilizados.
Nesse âmbito, os projetos em 3D drenado trazem um modelo fidedigno da estrutura projetada, sendo pré-requisito para projetos de empilhamento de rejeito, principalmente em suas fases de básico e detalhado.
O projeto em 3D drenado consiste em modelar toda a estrutura com a inserção das declividades em bermas e rampas, de forma a obter-se uma geometria mais próxima da realidade executiva possível, que traz consigo volumes precisos de disposição e/ou separação dos materiais utilizados e permitem um planejamento adequado das estruturas, maquinário utilizado e mão de obra envolvida em todos os processos de execução.
O civil 3D é hoje o programa mais utilizado por grandes empresas projetistas que atuam na área de projetos de infraestrutura e de terra em geral e, portanto, é tido como requisito mínimo ao profissional que deseja atuar como projetista no mercado de trabalho da Mineração / Engenharia Civil.
O software possui todas as ferramentas necessárias para a elaboração de um projeto em 3D drenado de pilhas de estéril e rejeito, bem como de toda a infraestrutura de suporte envolvida, como acessos, canteiros de obra, drenagem interna, drenagem superficial, entre outros.