As informações de levantamento de campo são fundamentais para a elaboração de um modelo digital do terreno e a reprodução da superfície do terreno existente.
Esses modelos, posteriormente, são utilizados para a base de elaboração de todos os projetos de infraestrutura. As medições realizadas por profissionais de topografia poderão ser importadas e trabalhadas utilizando a interface do Autodesk Civil 3D.
O software permite trabalhar com vários tipos de formato de arquivos de dados provenientes dos levantamentos, o mais utilizado é a extensão DWG com as informações das geometrias do terreno levantado.
Entretanto, o programa permite trabalhar com diversos fluxos, incluindo a utilização de arquivos de texto (TXT) contendo as informações dos pontos levantados em campo.
Quando se trabalha com o arquivo DWG é necessário verificar se os objetos do desenho possuem informações como elevação e coordenadas georreferenciadas, os objetos de trabalho para essa função mais utilizados são pontos cotados e curvas de nível. Além disso, o programa permite que dados descarregados e manipulados de ferramentas como drones, sejam importados de maneira satisfatória para o Autodesk CIVIL 3D. Transformando o programa em um dos mais completos no ramo da infraestrutura.