Embora muito próximos em conceitos, Sustentabilidade e ESG possuem diferenças sutis, mas muito importantes e que é preciso conhecer para poder conduzir de forma correta dentro da estratégia da empresa.
São dois conceitos que não possuem o mesmo significado, mas por sua similaridade e objetivos em comum, são muitas vezes tratados como sinônimos.
A sigla ESG (Environmental, Social and Governance) surgiu em 2004 em um relatório do Pacto Global da ONU com o título “Who Care Wins”. Naquela oportunidade, o então secretário geral da ONU, Kofi Annan, chamou 50 CEO’s de grandes organizações financeiras para concientizar o mercado financeiro sobre a influência que poderiam ter nas ações para reverter as mudanças climáticas que o mundo está vivendo.
Dessa forma, o ESG começou a ganhar notoriedade no meio empresarial, com o foco em medir o desempenho das empresas em questões ambientais, sociais e de governança, de forma transparente e eficiente, para que o mercado financeiro pudesse apoiar as políticas do Pacto Global propostas pela ONU.
O tema sustentabilidade tem um caráter mais amplo e está ligado ao termo desenvolvimento sustentável. A sustentabilidade tem como foco a adoção de uma estratégia perene, que visa atuar de forma consciente e responsável no presente para criar um ambiente favorável no futuro.
Dessa forma, a sustentabilidade pode estar associada a ações diversas cuja abrangência vai além do ambiental, do social e da governança.
Ou seja, a sustentabilidade pode ser vista como a estratégia da empresa de perenidade do negócio, enquanto o ESG como a aplicação de uma política com o foco em meio ambiente, social e governança. A sustentabilidade, dessa forma, compreenderia o ESG como parte da estratégia corporativa.
Enquanto o ESG está direcionado para ações de microambiente voltadas para as práticas internas das organizações, a sustentabilidade está voltada para as ações macroambiente e relacionadas a governos, países e regiões.
Enquanto o ESG cria valores de forma mensurável, com ações efetivas, a sustentabilidade cria as diretrizes para direcionar a organização quanto às premissas e restrições que devem estar estabelecidas nas métricas. Enquanto o ESG busca reduzir riscos, a sustentabilidade vai buscar ampliar as oportunidades e abrir diálogo com a sociedade.
Conhecer as diferenças entre ESG e sustentabilidade irá ajudar a entender as semelhanças quanto a aplicação do conceito e separar os conteúdos nos momentos corretos, diminuir as incertezas e direcionar de forma clara as pesquisas, projetos e ações.