A palavra “Dojo” ou “Dojô”, significa “local do caminho”.
Tendo sua origem no Japão, esta remete a um local destinado para o treinamento de artes marciais.
Atualmente a palavra Dojo vem sendo utilizada para descrever também um espaço de treinamento e aprendizado, que pode ser aplicado em diferentes contextos, inclusive para promover o aprimoramento de habilidades e a colaboração entre os participantes.
Existem Dojos de diferentes áreas tais como: elétrica, mecânica, usinagem, etc, e uma das áreas que vem se destacando ultimamente, é a de segurança.
Utilizando empresas de mineração como exemplo, seu uso se dá no fato dos colaboradores terem contato com as diferentes situações que podem ocorrer em campo e de forma controlada, seguido de quais seriam as melhores soluções para resolvê-las.
A Realidade Virtual possui um papel importante nos Dojos, pois os colaboradores podem ser expostos a situações perigosas, porém simuladas, de uma forma segura e controlada.
Isso os permite treinar habilidades de prevenção, tomada de decisão e ação em emergências, além de proporcionar uma experiência mais imersiva e realista do que outros métodos de treinamento, ajudando assim, no aumento do engajamento e a retenção do conhecimento.
Os colaboradores inclusive podem experimentar situações desafiadoras que não são facilmente replicadas na vida real, como incêndios, vazamentos tóxicos ou desastres naturais, permitindo-lhes se preparar para lidar com situações de emergência de uma forma mais eficaz.
Como exemplo, a GE21 desenvolveu experiências em Realidade Virtual para Dojos de Geotecnia e Sondagem, que buscavam reciclar o conhecimento obtidos por seus colaboradores através de experiências descritas logo abaixo:
1. Dojo de Sondagem: o objetivo foi demonstrar formas corretas e incorretas de se mobilizar praças de sondagem, utilizando-se do quiz como formato de gamificação.
Foi feito um trabalho de aerofotogrametria em 360° por quatro tipos diferentes de praças de sondagem, para gerar um tour virtual imersivo, na qual o usuário munido de um headset de Realidade Virtual, pudesse navegar por praças de sondagem recebendo informações sobre procedimentos normais e anormais, levando em consideração fatores de segurança.
2. Dojo de Geotecnia: o objetivo principal foi reciclar o conhecimento dos colaboradores sobre possíveis anormalidades a serem observadas durante inspeções geotécnicas de barragens e cavas.
Assim foi desenvolvida uma experiência imersiva na qual o colaborador verifica anomalias mais comuns em um ambiente virtual de uma barragem real e em um segundo momento responde a perguntas em formato de quiz.