Já estamos falando há algum tempo sobre ESG.
Falamos do modo como pode ser percebido na mineração, como pode ser um motor para as políticas de sustentabilidade.
Já conceituamos o ESG como uma agenda que une as iniciativas social, ambiental e de governança em um conjunto de práticas e mostramos que o objetivo principal desta agenda é o alcance da sustentabilidade, certo?
Certo!
Mas quero agora trazer o tema sob uma nova ótica.
Quero mostrar que o ESG pode ser visto de uma forma mais ampla, uma nova filosofia de gestão.
Acredito que estamos diante de um momento em que a sociedade, o mercado e acionistas valorizam a consciência e a responsabilidade corporativa.
Uma filosofia que busca entender o papel do setor, da empresa ou empreendimento, dentro do contexto onde está situado, seja ambiental e que preza pela integração com todos aqueles que estão envolvidos com a sua atividade.
A implantação de práticas de sustentabilidade não possuem um padrão definido.
Longe de buscar um padrão que atenda a todos, o mais importante na implantação de uma agenda ESG é entender onde o seu empreendimento está inserido.
As organizações são livres para pensar por si só, são livres para se apresentar à sociedade e são livres para se inserir da forma como melhor convier. Uma liberdade que só é delimitada pela ética baseada em sustentabilidade.
A ética da sustentabilidade, que irá delimitar as ações de uma empresa, está diretamente ligada à sua forma de entender o mundo.
Nesse ponto, fatores externos são muito relevantes, tais como contexto político, histórico, climático, dentre outros, se tornam peças-chave na formação dos valores que irão nortear as suas ações.
Se estes valores se encontrarem com as diretrizes que fundamentam os Dez Principios Universais dos Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção, naturalmente seguirá rumo da Sustentabilidade.
Estar envolvido com o ESG é estar plenamente consciente da sua responsabilidade como profissional ou como organização.
Esta consciência plena lhe trará para esse enorme pacto global.
Já vimos em outros artigos que o progresso com sabedoria é possível, portanto mergulhe nesta filosofia, busque o conhecimento constantemente e contribua de forma consciente.