Performance otimizada da perfuração de rocha: 4 dicas importantes!

Dentro de uma cadeia produtiva de mineração existem 4 operações unitárias básicas: perfuração, desmonte, carga e transporte.

Estas operações possuem total sinergia e influenciam no desempenho das etapas subsequentes.

Devido à interdependência operacional entre elas, estas operações são consideradas unitárias, pela literatura.

Muitas outras atividades, serviços e controles ocorrem simultaneamente no dia a dia de uma operação de mina para que as operações unitárias alcancem sua performance máxima.

Estas operações paralelas recebem várias denominações, como: operações de infraestrutura, operações auxiliares, atividades auxiliares e etc.

Para que as operações de perfuração alcancem uma boa performance, seguem 4 dicas importantes:

1. Controle da profundidade dos furos: a profundidade dos furos é um parâmetro fundamental para que o explosivo a ser empregado no desmonte alcance sua máxima eficiência. uma vez que a profundidade está dentro dos parâmetros definidos no plano de fogo, a deflagração da carga explosiva é otimizada e a fragmentação atinge os parâmetros necessários para as operações de Lavras subsequentes e as etapas iniciais de processamento mineral

2. Acessórios:

Antes de iniciar uma operação de perfuração de rocha é necessário conhecer características do maciço a ser perfurado.

Dependendo das características da rocha é necessário selecionar bits ou brocas. Outro parâmetro importante é a escala de produção.

Este fator é diretamente relacionado ao diâmetro das hastes.

3. Parâmetros de controle da perfuratriz:

O equipamento de perfuração também possui itens de controle importantes para o bom desempenho da perfuração de rocha. podemos citar a pressão dos compressores de ar utilizados na limpeza do furo, rotação, taxa de penetração e eventuais desvios dos furos.

4. Preparação da praça:

Antes de iniciar uma operação de perfuração de rocha é necessário que a praça a ser perfurada ou frente de lavra esteja apta a receber o equipamento de perfuração.

Cada equipamento de perfuração exige um determinado padrão de infraestrutura.

Como exemplo podemos citar que muitos equipamentos são montados sobre pneus, isso implica que a praça a ser perfurada precisa estar nivelada e com acessos adequados.