Para que serve o AutoCad Civil 3D nos projetos geotécnicos?

O AutoCad Civil 3D é o braço direito para profissionais que trabalham com projetos de infraestrutura.

Ele é um software específico para a engenharia civil.

Surgiu como um melhoramento, feito pela Autodesk, do AutoCAD, a qual aperfeiçoou a plataforma tradicional de CAD deixando um ambiente mais completo e adaptado a grandes projetos de infraestrutura, como por exemplo, projetos rodoviários, ferroviários, sinalização loteamentos, obras de arte, drenagem, terraplenagem.

Esse último englobando também projetos de mineração como pilhas e cavas. O software possui todas as ferramentas dos programas AutoCad e AutoCad Map.

O programa possibilita realizar projetos de forma automatizada, auxiliando na construção dos desenhos e possíveis adaptações futuras com o cumprimento das especificações com agilidade.

Além disso, ele possibilita a verificação e cálculo de estruturas utilizando parâmetros nacionais com suas respectivas normas por meio de extensões gratuitas criadas pela Autodesk.

No Brasil, utiliza-se o Kit country Brazil com normativas do DNIT e DER, porém também é disponibilizado um template de saneamento, trens metropolitanos e metrôs.

Template é o estilo de configurações que pode ser utilizado dentro do CIVIL 3D para facilitar a apresentação e criação do projeto.

Diante disto, percebe-se a importância dessa ferramenta e como ela facilita o trabalho dos projetistas.

Ressalta-se também que, o CIVIL 3D é um software BIM que permite a construção de modelos de informações ao longo de todo o projeto até a execução.

Essa tecnologia veio para agregar mais valor a todos os projetos de infraestrutura.