BIM significa Modelagem da Informação da Construção em português (do inglês Building Information Modeling).
É o conjunto de informações geradas e mantidas em todo o ciclo de construção, desde a criação e desenvolvimento do projeto até a fase executiva e de acabamento.
Esse sistema envolve várias ferramentas, uma metodologia definida, tecnologia e uma equipe integrada. O universo BIM compreende inúmeros software, dentre eles, o CIVIL 3D, Infraworks, Revit, Navisworks, Recap.
O CIVIL 3D tem papel fundamental nos projetos BIM.
Além de ser uma ferramenta integrada, que se comunica com outros projetos e softwares, ela permite o desenvolvimento de um modelo com três dimensões e auxilia na compatibilização, organização, comunicação e quantificação de inúmeras disciplinas como terraplenagem, drenagem, pavimentação e geometria.
Por meio do produto final, é possível exportar o arquivo e abri-lo em outro programa BIM, como o navisworks, e fazer todo o planejamento do empreendimento.
Com ele é possível desenvolver um modelo BIM de nível conceitual, básico e detalhado.
Além disso, o programa desenvolve inúmeros dados para a documentação do seu modelo final.
Por meio dele, é possível extrair tabela de quantitativos de movimentação de terra, materiais de pavimentação, quantitativos de dispositivos de drenagem de forma inteligente e que sempre se atualize conforme tenha alguma alteração.
Todos esses dados podem ser gerados como tabela e relatório.
Diante disso, cria-se um projeto muito mais próximo do real em questões financeiras, controle de tempo e de mão de obra.
Por meio da metodologia Bim e do CIVIL 3D é possível, no ambiente de obra, contornar as adversidades que surgem ao longo da execução dos projetos de forma rápida e eficiente.