O que é um banco de dados geocientífico?

Um banco de dados é uma coleção organizada e estruturada de atributos (dados), que podem ser armazenados fisicamente ou digitalmente.

Um banco de dados relacional é uma estrutura que armazena dados em tabelas, onde cada tabela é composta por colunas e linhas.

As colunas representam os atributos dos dados, enquanto as linhas armazenam as instâncias desses atributos.

Os dados são organizados de forma a minimizar a redundância e a garantir a integridade dos dados.

As relações entre as tabelas são estabelecidas por meio de chaves primárias e estrangeiras, permitindo consultas complexas e relatórios personalizados.

Bancos de dados relacionais são como um jogo de Tetris gigante, onde cada peça é um dado e precisa se encaixar perfeitamente em sua respectiva coluna e linha.

Mas ao contrário do jogo, aqui não pode haver espaços vazios ou peças sobrando.

É um trabalho sério, mas alguém tem que fazer!

É interessante que exista mais de uma tabela no banco de dados: cada tabela agrupa um conjunto de dados de um determinado assunto.

Com o banco de dados, podemos fazer consultas relacionadas, por exemplo, uma planilha LitoAssay (representa dados de litologia das amostras com os resultados químicos), pode ser obtida a partir da relação da tabela assay (onde são armazenados os dados teor das amostras) com a tabela lito (onde estão colocados os intervalos das litologias descritas).

Com as consultas relacionadas podemos ter a informação que queremos deixando os dados organizados em suas respectivas tabelas, dizemos que “há um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar”.

Já um sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD) é, genericamente, um software que possui recursos capazes de manipular as informações do banco de dados e interagir com o usuário.

Um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD) é uma ferramenta que permite armazenar, gerenciar e recuperar informações de forma eficiente e organizada.

Ele oferece recursos para criar, modificar e excluir dados, além de garantir a integridade e segurança dos mesmos.

O SGBD também permite a realização de consultas e análises sobre os dados armazenados.

É uma solução essencial para empresas e organizações que precisam gerenciar grandes quantidades de informações de forma eficiente e confiável.

Os dados geocientíficos são vários:

posição de sondagens,

posição de amostras,

teores de amostras,

litologia,

densidade,

porosidade,

recuperação,

nível d´àgua,

RQD,

resultados de ferramentas de controle,

resultados de testes de processo,

dados de hidrogeologia,

geotecnia,

geometalurgia,

meio ambiente e etc.

O banco de dados geocientíficos relacional armazena estes dados para que sejam convertidos em informações e produtos.