A demanda por lítio disparou nos últimos anos, e estima-se que deve aumentar em pelo menos 500% até 2030.
Em 2021, os veículos elétricos consumiram mais da metade do suprimento mundial de lítio, número que deve triplicar até 2025.
O lítio é um elemento chave na produção de baterias, item amplamente utilizado em eletrônicos como smartphones e laptops, e também em veículos elétricos e em sistemas de armazenamento de energia.
E por que o lítio?
Porque as baterias de íons de lítio têm alta densidade de energia, longa vida útil e baixa taxa de autodescarga.
Por isso, em um mundo dominado por eletrônicos em todos os lados, o lítio se tornou um dos minerais críticos para a manutenção do estilo de vida moderno, e para o desenvolvimento da humanidade.
Em todo mundo, temos em torno de 40 milhões de toneladas de lítio, segundo o sumário de commodities da United States Geological Survey (USGS). Cerca de 75% desses recursos estão no Chile, na Argentina e na Austrália.
A China responde por mais 9% dos recursos restantes, e o Canadá tem cerca de 2,5%, segundo o Natural Resources Canada.
Além da busca por mais fontes de lítio, o desafio é também o de manter os cuidados com a sustentabilidade.
Como exemplo desta realidade, temos o Canadá tem investido bastante para se tornar uma potência na produção de lítio.
Segundo a agência nacional de notícias do Canadá, The Canadian Press, a exploração de uma nova mina de lítio no norte de Quebec foi aprovada recentemente, mas com 271 condições, visando a proteção da a vida selvagem e do uso da terra pelos indígenas para que mantenham suas tradições.
Dentre as condições, estão a apresentação de relatórios de monitoramento ambiental e a criação e execução de planos para abrandar prováveis impactos sobre a vida dos animais locais.
Além disso, a mina será instalada com a colaboração de comunidades locais.